
"Vamos trazer artistas que extrapolam o formato do vídeo e da instalação e promovem um diálogo maior com o espaço, com vídeo-projeções que tentam resgatar aspectos históricos com alta tecnologia", afirma Fernando Rabelo, professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e organizador do festival.
Ambientes externos
Video-projeções ao ar livre, que exploram a técnica conhecida como video mapping, são as principais atrações do evento para aproximar a população das cidades de intensa vida cultural da arte de vanguarda.
Organismos Públicos, de Leandro Mendes (SC), é uma das projeções mapeadas que pretendem valorizar a arquitetura de prédios históricos com grafismos. Para o artista, o resultado é uma performance audiovisual em que elementos gráficos 3D e fílmicos relacionam-se em perfeita harmonia com o áudio.
"É um trabalho multidisciplinar que reúne profissionais de várias áreas, como artista visual, arquiteto, fotógrafo e animador gráfico. Primeiro usamos softwares para mapear e conceber. Depois, projetores de alta potência para criar uma ilusão de ótica e transformar a fachada do prédio em uma tela gigante. Foge da apresentação convencional", diz Leandro Mendes.
Sábado, 13, às 20h30, ele assume a parte técnica de Organismos Públicos na Estação Ferroviária de São Félix, enquanto a criação de conteúdo fica por conta de United VJ.
Já A Fachada Indiscreta, de Nacho Durán, explora a tecnologia das vídeoprojeções em função da interatividade. A projeção é definida como um game-cinema, onde a fachada do prédio se transforma em um jogo de memória, em que o público tem que encontrar os pares dos vídeos iguais escondidos.
A criação do artista espanhol inspira-se no voyerismo do filme Janela Indiscreta, de Hitchcock, e leva o espectador a descobrir os mistérios ocultos atrás das janelas, portas e paredes, onde serão projetados vídeos com cenas íntimas e privadas. A Fachada Indiscreta será apresentada sexta, às 20h30, na Praça Teixeira de Freitas, em Cachoeira.
Na programação, também merece destaque a participação do artista convidado Eder Santos, um dos mais importantes videoartistas do País. O mineiro de fama internacional se apresenta sexta, 12, às 19h30, na Igreja do Rosarinho, em Cachoeira.
"Vou trabalhar com a mistura dos símbolos das religiões católica e de matriz africana, porque foi em Cachoeira que essa história começou", afirma Eder Santos. O trabalho dele também ocupará durante a semana o foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/ UFRB).
Outro convidado é Vinícius Luz - Vjzaria, que faz suas projeções na Igreja Deus Menino, em São Felix, sábado, às 19h30. (Fonte/Foto-reprodução: A Tarde)
0 comentários:
Postar um comentário
O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...