TV WEB JC

Governador Rui Costa foi surpreendido com troca no Detran

O governador Rui Costa (PT) se disse surpreso ontem ao ser questionado sobre a mudança no comando do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). Conforme apurou a Tribuna, o diretor-geral Maurício Bacelar deixará o órgão nos próximos dias. “Vou conversar com o secretário Josias [Gomes]. Vou procurar saber se alguém pediu a cabeça dele [Maurício Bacelar]. O governador é o último a saber das exonerações e nomeações”, disse Rui, em entrevista coletiva, durante o evento do governo do estado que lançou a Operação Carnaval da Polícia Militar, no Hotel Fiesta, no Itaigara.

Maurício Bacelar é irmão do presidente do PTN baiano, o deputado federal João Carlos Bacelar, e assumiu o cargo em janeiro do ano passado na cota do partido, após o PTN romper com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Em uma postagem em uma rede social, João Carlos Bacelar confirmou a saída do irmão do Detran e afirmou que “ele deverá concentrar seu trabalho em Camaçari, onde tem uma trajetória política importante”. Maurício nunca escondeu o desejo de administrar o município. Nas eleições de 2012, ele disputou a prefeitura contra Ademar Delgado (PT), atual prefeito. O então candidato foi derrotado pelo petista, mas obteve 48,6 mil votos (49,42%). Ademar foi eleito com 55,6 mil votos (49,48%).

O nome do escolhido para substituir Maurício Barcelar foi o do ex-coordenador da subprefeitura de Itapuã, Jakson Souza. Homem de confiança do deputado João Carlos Bacelar, o futuro diretor-geral do Detran entregou o cargo na prefeitura de Salvador após a saída do PTN da base de ACM Neto. Jakson Sousa terá a função de acalmar os petenistas e aliados, insatisfeitos com a atuação de Bacelar à frente do Detran. O dirigente foi acusado por aliados de centralizar ao seu favor ações do órgão, principalmente no interior do estado, o que tem despertado a ira de deputados tanto do PTN, quanto de partidos aliados que contam com a atuação do órgão para fortalecer seus mandatos perante os eleitores.

De acordo com o deputado Alex Lima, que já tornou pública sua insatisfação com a conduta de Maurício Bacelar à frente do Detran, as articulações para a substituição do atual dirigente estão sendo feitas diretamente entre o presidente do partido, João Carlos Bacelar, e o governo petista. “Só quem poderá dar os motivos reais [da saída de Bacelar] é o governador e o líder do meu partido”, limitou-se Lima, que já declarou estar afastado das atividades internas do PTN

Pelegrino e Josias se afastarão do mandato
O governador Rui Costa negou ontem (27) a especulação de que os secretários estaduais de Turismo e Relações Instituições, Nelson Pelegrino e Josias Gomes, respectivamente, vão deixar o governo após o Carnaval.

 Em entrevista coletiva, o governador fez questão de ressaltar, no entanto, que os gestores podem ter que sair temporariamente por conta do início do Ano Legislativo. “Eles são os únicos dois que podem sair temporariamente do cargo, que tem a ver com a composição com a Câmara dos Deputados. [...] Talvez haja a necessidade, o governo federal está articulando isso, de retorno dos deputados que são secretários. Eles podem ser exonerados temporariamente para essa recontagem das comissões”, declarou o petista.


No ano passado, os secretários foram exonerados temporariamente por duas vezes. No início da gestão de Rui, eles deixaram as pastas para tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos em outubro de 2014. Em julho do ano passado, os secretários foram novamente exonerados temporariamente para assumirem os mandatos de deputados e validarem emendas as quais ambos tinham direito. A manobra atendeu a uma determinação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). (Tribuna da Bahia)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...