TV WEB JC

Estudantes participam de ações com a Fiocruz de combate ao Aedes aegypti

Dando continuidade às ações de mobilização e combate do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), reúne, na quinta-feira (31/03), das 8 às 17h30, no Instituto Anísio Teixeira, estudantes e professores para um debate sobre reprodução e combate do mosquito vetor das doenças Zika, Chikungunya e Dengue. Na programação, haverá videoconferência, palestra, visitação e outras atividades.

No período da manhã, os estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira e da Escola Estadual Vale dos Lagos, movidos pela campanha ‘Ciência na Escola: Aedes aegypti em debate’, farão a passeata pelas ruas do entorno do instituto, para chamar a atenção da população sobre os riscos do mosquito. Em visita às casas dos moradores locais, os estudantes prestarão orientações sobre prevenção e combate ao mosquito.

A programação ainda conta com palestra e discussão sobre “Saúde e Ambiente”, que será ministrada pelo pesquisador da Fiocruz, Marcos Vannier, simulação virtual de reprodução do mosquito, exibição de vídeo sobre a vida do inseto e exposição de maquetes de casas com possíveis criadouros do Aedes aegypti. Além disso, os estudantes poderão observar, com um microscópio, as larvas do mosquito em um laboratório montado no ônibus itinerante Ciência Móvel, do projeto Ciência na Estrada: educação e cidadania.

Videoconferência – À tarde, acontece a videoconferência “Dengue, Chikungunya e Zika: a escola e os desafios da tríplice epidemia”, que será transmitida para todas as telessalas dos Núcleos Regionais de Educação do Estado. A atividade contará com a presença do médico PhD em Epidemiologia, Maurício Barreto e do pesquisador da Fiocruz, Marcos Vannier.


“Por videoconferência pretendemos envolver e instrumentalizar professores e estudantes para que possam dialogar com a sua comunidade tendo em mãos toda a biologia do mosquito, as causas e consequências das doenças provocadas por ele, bem como formas corretas de combate ao mosquito”, explica a coordenadora do programa Ciência na Escola, Shirley Costa. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...