No dia de hoje, algumas
reclamações têm sido feitas em relação ao transporte escolar disponibilizado
pela prefeitura de São Felipe para os estudantes do município. Por isso, a
Secretaria Municipal da Educação de São Felipe vem a público para esclarecer os
pontos refentes a essa questão e informar à população do município sobre o
transporte escolar.
O primeiro ponto a ser
mencionado é que os ônibus do município estão passando por manutenção anual,
que estava programada para dezembro de 2015, mas teve que ser remarcada para
2016. A remarcação aconteceu por conta das aulas na rede estadual (Colégio Estadual
João Durval Carneiro), que só foram encerradas em 18 de dezembro de 2015,
enquanto na rede municipal as atividades acabaram em 30 de novembro de 2015.
Desta forma, a Secretaria informa que os ônibus precisaram ficar disponíveis
para atender aos alunos daquele colégio e não puderam ir imediatamente para a
manutenção.
“Acontece, porém, que a
oficina habilitada, executou na ordem dos pedidos, a manutenção dos veículos de
Varzedo (1º), depois Cruz das Almas (2º) e depois São Felipe (3º). Há outros
municípios na fila. Acontece, porém, os ônibus estão realizando serviços de
manutenção em Santo Antonio de Jesus, estando sendo realizados dois de cada
vez, com peças que estão chegando de São Paulo”, afirma o Secretário Pedro
Araújo Junior.
Vale ressaltar que os
serviços de manutenção são fundamentais para garantir a segurança dos alunos. A
Secretaria Municipal de Educação ressalta que está impelindo ações junto ao
fabricante das peças, localizado em São Paulo, para entrega dos produtos e à
empresa responsável pela manutenção da frota de transporte do escolar, visando
“acelerar” a conclusão dos serviços, no menor espaço de tempo possível.
Pedro Junior ressaltou,
ainda, que a Secretaria da Educação de São Felipe formalizou um convênio com a
Secretaria de Estado da Educação, para que o Município disponibilizasse o
transporte para os alunos do Estado. Até hoje, porém, o Governo do Estado não
pagou pelo serviço prestado em dezembro.
Além disso, os
representantes do Recôncavo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação do Estado da Bahia (Undime-BA) enviaram um expediente ao Núcleo
Regional de Educação de Santo Antonio (NRE 21), para que fizesse adequação
entre o calendário do Município e o do Estado, o que não foi feito. Essa
medida, caso fosse adotada pelo Estado, evitaria qualquer tipo de transtorno
relacionado ao transporte escolar.
A Secretaria Municipal de
Educação já comunicou oficialmente aos representantes do Estado quanto ao fato,
requerendo pela coincidência entre as aulas da rede municipal e estadual de
ensino, ou que o Estado contrate empresas para prover o transporte escolar até
o dia 29 de Fevereiro de 2016.
O desconforto para os alunos
residentes na zona rural não foi provocado pela Secretaria Municipal de
Educação, devendo os interessados acionarem os órgãos do Governo do Estado da
Bahia (Núcleo Regional de Educação e Secretaria de Estado da Educação). Mesmo
assim, a Secretaria destaca que tem buscado ações para acelerar o processo de
manutenção e disponibilizar os ônibus o mais rápido possível, minimizando,
assim, os transtornos provocados pela Secretaria da Educação do Estado.
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