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Secretaria da Educação de São Felipe esclarece pontos importantes sobre transporte escolar

No dia de hoje, algumas reclamações têm sido feitas em relação ao transporte escolar disponibilizado pela prefeitura de São Felipe para os estudantes do município. Por isso, a Secretaria Municipal da Educação de São Felipe vem a público para esclarecer os pontos refentes a essa questão e informar à população do município sobre o transporte escolar.


O primeiro ponto a ser mencionado é que os ônibus do município estão passando por manutenção anual, que estava programada para dezembro de 2015, mas teve que ser remarcada para 2016. A remarcação aconteceu por conta das aulas na rede estadual (Colégio Estadual João Durval Carneiro), que só foram encerradas em 18 de dezembro de 2015, enquanto na rede municipal as atividades acabaram em 30 de novembro de 2015. Desta forma, a Secretaria informa que os ônibus precisaram ficar disponíveis para atender aos alunos daquele colégio e não puderam ir imediatamente para a manutenção.

“Acontece, porém, que a oficina habilitada, executou na ordem dos pedidos, a manutenção dos veículos de Varzedo (1º), depois Cruz das Almas (2º) e depois São Felipe (3º). Há outros municípios na fila. Acontece, porém, os ônibus estão realizando serviços de manutenção em Santo Antonio de Jesus, estando sendo realizados dois de cada vez, com peças que estão chegando de São Paulo”, afirma o Secretário Pedro Araújo Junior.

Vale ressaltar que os serviços de manutenção são fundamentais para garantir a segurança dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação ressalta que está impelindo ações junto ao fabricante das peças, localizado em São Paulo, para entrega dos produtos e à empresa responsável pela manutenção da frota de transporte do escolar, visando “acelerar” a conclusão dos serviços, no menor espaço de tempo possível.

Pedro Junior ressaltou, ainda, que a Secretaria da Educação de São Felipe formalizou um convênio com a Secretaria de Estado da Educação, para que o Município disponibilizasse o transporte para os alunos do Estado. Até hoje, porém, o Governo do Estado não pagou pelo serviço prestado em dezembro.

Além disso, os representantes do Recôncavo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia (Undime-BA) enviaram um expediente ao Núcleo Regional de Educação de Santo Antonio (NRE 21), para que fizesse adequação entre o calendário do Município e o do Estado, o que não foi feito. Essa medida, caso fosse adotada pelo Estado, evitaria qualquer tipo de transtorno relacionado ao transporte escolar.

A Secretaria Municipal de Educação já comunicou oficialmente aos representantes do Estado quanto ao fato, requerendo pela coincidência entre as aulas da rede municipal e estadual de ensino, ou que o Estado contrate empresas para prover o transporte escolar até o dia 29 de Fevereiro de 2016.


O desconforto para os alunos residentes na zona rural não foi provocado pela Secretaria Municipal de Educação, devendo os interessados acionarem os órgãos do Governo do Estado da Bahia (Núcleo Regional de Educação e Secretaria de Estado da Educação). Mesmo assim, a Secretaria destaca que tem buscado ações para acelerar o processo de manutenção e disponibilizar os ônibus o mais rápido possível, minimizando, assim, os transtornos provocados pela Secretaria da Educação do Estado.
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