Depois de muitas idas e vindas,
o grupo brasileiro SHC, do empresário Sérgio Habib, decidiu tirar os chineses
oficialmente do projeto da fábrica de automóveis da JAC Motors em Camaçari
(Grande Salvador) para assumir sozinho o empreendimento, agora em menor
proporção. Ao invés dos investimentos de até R$ 1 bilhão, inicialmente
previstos para a fabricação de 100 mil carros por ano, a unidade baiana deve absorver capital de R$
200 milhões para produzir 20 mil
veículos/ano. Com projeto bem menor, as obras da fábrica devem ser retomadas
ainda neste primeiro semestre, conforme assegurou nesta segunda-feira, 1º, com
exclusividade ao ATarde, o diretor de
assuntos corporativos do Grupo SHC, Eduardo Pincigher. "A previsão é
começar a produzir logo no início do ano que vem, dentro da nova realidade do
mercado", frisou.
Parceria continua: Segundo
Pincigher, a saída dos chineses do negócio deve facilitar os trâmites
burocráticos no que se refere às garantias exigidas pelos governos federal e
estadual para a concessão de licenças e financiamentos. "Tudo fica mais
fácil quando a empresa é brasileira, sobretudo, diante do nosso firme propósito
de consolidar uma produção nacional dos carros da JAC", afirmou Pincigher. "Claro que a montadora é
chinesa e nossa parceria vai continuar, mas vamos agora viabilizar o
empreendimento com garantias de uma empresa nacional", explicou. O pontapé
inicial para as obras estaria agora dependendo apenas do parecer final do
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, "que
sinalizou com boa receptividade à nova proposta", adiantou o executivo.
Pincigher não soube informar qual a nova previsão de empregos a serem gerados
após o encolhimento do projeto. Antes, as estimativas eram de 3.500 diretos e
cerca de 10 mil indiretos. "Certamente, este número deve cair
significativamente, mas ainda estamos estudando as necessidades, considerando
fatores que podem mudar a depender do comportamento do mercado", disse.
Módulos: O executivo
informou que, como desde o início da concepção, em 2011, o projeto físico da
fábrica era modular, a unidade terá condições de alcançar a capacidade de
produção de até 100 mil veículos, "caso o mercado um dia volte aos níveis
da época, com vendas totais do setor de 5 milhões de carros por ano". Em
2012, o Grupo SHC e os chineses da JAC
chegaram a lançar a pedra fundamental da fábrica da montadora no Brasil,
enterrando um modelo no terreno de 50
mil m², destinado ao projeto em Camaçari. "A nova concepção não representa
perda de nenhum trabalho que tivemos até aqui no desenvolvimento do produto,
por exemplo", frisou Pincigher. O carro que será produzido em Camaçari
será o crossover T5, que na na China é
o JAC S3.
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