TV WEB JC

Deputado volta a dizer que SAJ pode vir a perder Policlínica e questiona: “Será que o secretário tentou confundir a opinião pública?”

Na tarde desta terça-feira (26) o deputado Rogério Andrade (PSD), em entrevista à Rádio Andaiá, fez questão de esclarecer novamente seus argumentos a respeito da possível perda de Santo Antônio de Jesus da Policlínica Regional e disse que o vereador Francisco Damasceno, conhecido “Chico de Dega” (PDT) está desatualizado. Explicando para aqueles que ainda não entendem a situação atual, Rogério proferiu que o Governador Rui Costa copia uma experiência que deu certo no Estado de Pernambuco, “decidiu regionalizar o atendimento de saúde na Bahia, permitindo que a população tenha acesso a determinados serviços que hoje só são realizados em cidades de maior porte. Como o Governo não poderia levar esses serviços para todas as cidades, Rui sugeriu que os municípios se unissem em forma de consórcio e escolhessem uma cidade dentre eles para sediar a Policlínica, a partir daí iniciaria a construção com investimento de R$ 18 milhões de reais. Essa Policlínica irá atender a população consorciados gratuitamente”, revelou. Contudo o deputado proferiu que sua preocupação é que o Governador lançou esse projeto em abril de 2015 e revelou que o prefeito Humberto Leite (PDT) continua apenas assistindo as outras regiões se organizar, e não toma nenhuma providência concreta para garantir que Santo Antônio de Jesus participe pelo menos da disputa para ser uma sede. “Prefeitos de cinco regiões da Bahia já construíram seus consórcios, nas ultimas semanas já houveram duas licitações para escolher a empresa que iniciará a construção da Policlínica, até o fim de fevereiro o Estado irá licitar a construção em mais duas regiões distintas, Guanambi já assinou o protocolo, portanto será a quinta região contemplada, já existem cinco cidades que sediarão a Policlínica: Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Guanambi. Das nove cidades da região de Cruz das Almas, sete já se encontram com toda documentação regularizada pronta para disputar uma Policlínica dessas, enquanto Santo Antônio de Jesus, a capital do recôncavo, o prefeito nem sequer encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei específico necessário para que o município participe deste projeto”, apontou.


Sobre declarações de Toneto: Porém suas preocupações aumentaram muito na última semana por causa das más interpretações, Andrade deu como exemplo o ex-secretário da agricultura José Carlos Toneto, que chegou a pronunciar que os seus assessores o levaram a pronunciar falácias e também que a Câmara já tinha aprovado essa Lei autorizando o município a participar deste consórcio. A partir desta informação Rogerio disse que buscou informações na Casa Legislativa para se certificar se de fato já tinha sido aprovada, porém de acordo com Andrade a lei que Toneto se referia nada tem a haver com o consórcio de saúde, daí questionou: “o secretário ou a administração municipal tentou confundir a opinião pública? Ou essa foi uma demonstração clara de que a gestão está completamente desinformada ou desinteressada acerca deste assunto?”. Agora que foi levantada essa discussão que se iniciou uma movimentação no sentido de habilitar o município de Santo Antônio de Jesus na busca desta aliança. Rogério Andrade finalizou seu esclarecimento mostrando a população que o município não está sequer habilitado para participar do consórcio e apela novamente a gestão, “não vamos perder essa oportunidade”. Com relação a Chico de Dega, Andrade se recusou a detalhar, mas pronunciou que o vereador apenas confirmou o que o deputado vinha falando admitindo que o gestor ainda repassou o projeto para a Câmara, também proferiu que o vereador estava errado ao dizer em alto e bom som que quem decidirá a sede da Policlínica é o Governador, "quem decide são os prefeitos consorciados, o consórcio é Pessoa Jurídica, os prefeitos que participam tem autonomia de decisão de onde será construída”, falou. Com essa entrevista o deputado declarou bandeira branca, disse que o foco é a população e se colocou à disposição da gestão municipal nessa luta. (Voz da Bahia)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...