TV WEB JC

São Felipe BA: Secretaria entrega alimentos da merenda nas escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal da Educação de São Felipe entregou, nestas terça (1º) e quarta-feira (2), os componentes alimentares que compõem a merenda escolar nas unidades de ensino da rede municipal. Os alimentos foram recebidos por profissionais das escolas, que comemoraram a chegada das frutas, verduras, carnes, arroz, feijão e demais componentes, que irão proporcionar uma alimentação de qualidade para os alunos. Mesmo com a crise econômica que assola o país, e que tem afetado a Educação, a Secretaria mantém o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal, e a alimentação é parte fundamental deste processo.


A merenda foi entregue nas unidades de ensino da rede municipal de São Felipe. Foram as seguintes Escolas Municipais: Ovídio Andrade, Raymundo dos Santos Ferreira, Dr. Jorge Augusto Novis, Presidente Médici, Deputado Luís Eduardo Magalhães, Dr. Renato Medrado, Creche, José Guedes, Creche de Vila Caraípe, Presidente Castelo Branco, Caboclo, Menino Jesus, Albertino Santos e Santo Antônio. Todas estas escolas fizeram questão de agradecer ao Secretário Pedro Araújo Junior e a todos da Secretaria pela boa qualidade dos produtos selecionados para a merenda escolar.

“O grande diferencial da merende escolar da rede municipal de São Felipe é a variedade dos alimentos, o que proporciona aos alunos uma maior quantidade de componentes nutricionais necessários para garantir o desenvolvimento dos nossos alunos. Pesquisas indicam que uma criança bem alimentada consegue ter um desempenho escolar muito melhor. Portanto, buscamos fornecer a melhor alimentação possível”, ressalta o Secretário Pedro Araújo Junior.

Diretores das escolas afirmaram que, com os produtos fornecidos, as escolas terão pelas condições de oferecer uma merenda de boa qualidade aos alunos, o que influencia positivamente no desenvolvimento dos estudantes. Destacaram, também, a variedade dos alimentos, o que irá proporcionar aos alunos uma alimentação completa com os componentes nutricionais necessários para um desenvolvimento saudável e melhor aprendizado nas atividades escolares.

“Através desde alimentos, feijão, legumes, frutas, verduras, variados tipos de carnes, os alunos campesinos podem usufruir de um cardápio diversificado e bastante saboroso. Esta merenda é preparada e armazenada na escola, preocupando-se com os padrões de conservação e higiene, e, sobretudo, valorizando os produtos da agricultura familiar, visto que estamos inseridos na escola do campo”, afirmou Janete Pereira Queiroz, diretora da Escola Municipal Dr. Jorge Augusto Novis.

Justamente outro diferencial dos alimentos da merenda escolar é que são fruto da agricultura familiar. Além de incentivar a agricultura do município, outra vantagem é que os alimentos são mais saudáveis e mais frescos, o que permite preparar refeições mais saborosas, facilitando a aceitação por parte dos alunos.


Conforme Marcelino Soares, diretora da Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, desnutrição, retardo de desenvolvimento cognitivo e atraso no crescimento são só algumas consequências de uma alimentação deficitária.

“Sensível a estas questões, e atento a importância de uma alimentação escolar qualidade, o secretário municipal dr. Pedro Junior e toda sua equipe se desdobram para oferecer mais do que as 350 Kcal e 9g de proteínas previstas no Programa Nacional de Alimentação Escolar do Governo Federal, lhes oferecem cidadania, dignidade através de um alimento de qualidade, pois cumprem com singular competência sua obrigação constitucional prevista na Lei 11.947 de 16 de junho de 2009, e no artigo 54 do ECA”, ressaltou.

“Todos sabem que uma alimentação saudável é de extrema importância para um bom funcionamento do organismo humano e prevenção de doenças. Contudo, uma alimentação saudável para jovens em idade escolar é mais importante ainda, uma vez que evita que este aluno possa desenvolver um quadro de desnutrição e favorecer sua capacidade cognitiva”, complementou Marcelino.

Por fim, o diretor enfatizou que a “semente que se planta aqui é peça-chave para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis de nossos jovens”.

Já Marisa Souza Santos Ferreira, diretora da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, afirmou que a alimentação escolar é considerada a principal refeição do dia. Segundo ela, os hábitos alimentares adquiridos na infância tendem a se solidificar na vida adulta e, por isso, é importante estimular a formação de hábitos saudáveis o mais precocemente possível.


“É importante promover uma reeducação alimentar, fazendo, desta maneira, o possível para reverter os hábitos alimentares incorretos. A nutricionista aplica estes conhecimentos oferecendo um cardápio equilibrado e saudável, o que é de vital importância para que se possa desenvolver uma nova geração de pessoas saudáveis. Hoje, a alimentação que temos em nosso município está fazendo a diferença de todos os discentes: Creche, regular e EJA”, frisou a diretora.


A diretora da Escola Municipal Dr. Renato Medrado, Claudia Reis, contou que a merenda foi entregue na última terça-feira e também destacou a qualidade dos produtos. “A merenda escolar é um recurso auxiliar na aprendizagem das crianças, pois com os nutrientes necessários elas se sentirão mais dispostas e com muita vontade de aprender. Percebe-se que muitas crianças vêm à escola necessitando e muito da merenda, visto que em sua casa há escassez de alguns desses alimentos”, enfatizou a diretora.



Abaixo, confira todas as fotos da entrega dos produtos da merenda escolar nas unidades de ensino. As imagens foram feitas pelos diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais das escolas.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...