TV WEB JC

Dom João Nilton renuncia ao governo pastoral na Diocese de Amargosa

Na manhã dessa quarta (10), o Bispo Dom João Nilton Santos Souza, da Diocese de Amargosa anunciou em entrevista á Rádio Clube, a sua Renúncia como Pastor da Diocese da Igreja de Amargosa.

Segundo informou o reverendo, o documento da Igreja Católico Canon 401 diz respeito á renuncia de um Bispo ao governo pastoral da Diocese. O documento tem 2 parágrafos. Um trata da idade do Bispo, pois, segundo o documento, todo Bispo ao completar 75 anos pode pedir a renúncia ao Papa. O segundo parágrafo trata da questão de saúde.

“Considerando os meus limites e desafios pastorais, eu tomei essa decisão de pedir ao Papa o meu pedido de renúncia de governo pastoral na Diocese de Amargosa. O Papa acolheu meu pedido e hoje está sendo Publicado no L’ Osservatore Romano, Diário oficial da Igreja Católica. A razão oficial do meu pedido de renúncia é já não me sentir com todas as forças e vigor para conduzir esse rebanho tão amado e querido que Deus me confiou”, disse.

Dom João Nilton Santos Souza está á frente da Diocese á quase 27 anos. E tem 29 anos de Episcopado. O reverendo iniciou seu Episcopado na cidade de Bom Jesus da Lapa em 1986, depois foi transferido para Amargosa em agosto de 1988. Dom João Nilton é natural de Amargosa. Nasceu em 2 de setembro de 1943. É filho de Abílio Vitorino de Souza e Juvelina dos Santos Souza. Cursou Filosofia no Seminário Central de Salvador (BA) e Teologia, na Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1969 e bispo em 9 de novembro de 1986. Seu lema é “Faça-se a tua vontade”.

Sobre os anos eu esteve á frente da Diocese, o reverendo disse que teve muita alegria em ter contribuído na formação do Clero da Diocese. “Hoje estamos com 29 sacerdotes na Diocese. Quase todos eu pude acompanhar desde os encontros vocacionais. A minha felicidade é ver um clero amigo, unido, zeloso, atuando nas Paróquias fazendo o bem. Exigindo do próprio coração o que devem como Sacerdotes a serviço do povo de Deus. Não foi tarefa fácil, foi difícil, desafiador e continua sendo. Mas tive outras alegrias. O dinamismo da ação Pastoral, nessa comunhão com o clero, impulsionando a vida pastoral, evangelizadora junto ao nosso povo, chegar ao coração das pessoas é motivo de alegria”, afirmou.

Em seu anúncio, Dom João citou uma passagem bíblica do livro do Eclesiástico sobre o tempo. “Ontem, no vigor dos anos, quis o Senhor Jesus confiar-me uma missão jamais pensada e muito menos desejada pela minha humilde pessoa, Na obediência da fé e tão somente numa entrega incondicional à causa do Reino, tive que mudar o meu caminho já tão conhecido e palmilhado. Hoje estou plenamente consciente de não mais dispor das mesmas condições de outrora, pois meu estado de saúde já compromete o governo pastoral da querida e amada diocese de Amargosa. Então, em clima de oração e reflexão, no silêncio interior onde sua voz se faz ouvir de forma lúcida, deixando-me inteiramente livre, e sereno, decidi encaminhar ao Papa Francisco meu pedido de renúncia ao governo pastoral da minha eternamente querida e amada diocese. Assim, a partir de hoje, já não sou mais o bispo da diocese de Amargosa”, frizou.

Sobre como será conduzido os trabalhos pastorais da Diocese e nomeação de um novo Bispo, Dom João disse que o Código de Direito Canônico, diz que para situação de renúncia de um bispo é formado um colegiado de seis Sacerdotes e que em 8 dias deve se reunir para eleger um administrador diocesano. Esse administrador conduzirá a diocese até que o Papa faça a nomeação de um novo Bispo.

Sobre sua situação a partir da renúncia, Dom João informou que continua sacerdote, Bispo e viverá em Amargosa, agora como Bispo Emérito. “Estarei disponível para ajudar no que for possível, no que me for solicitado pelo administrador, e também pelo outro Bispo. Continuarei em Amargosa próximo aos meus familiares. Rezem por mim, por nossa diocese. Peço a Deus que abençoe e conceda a todos alegria de viver a fé e o compromisso com Jesus Cristo e com a sua igreja. De coração, meu agradecimento sincero. Sou feliz, profundamente feliz”, concluiu. (Texto: Joyce França/DRT 18125  Foto: JC Radialista)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...