A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou nesta quinta-feira (15) o registro do primeiro caso da febre chikungunya deste ano contraída na cidade. Um morador do Guará 2, região administrativa do DF, é considerado um caso de infecção autóctone, ou seja, quando é contraída na própria cidade. Existem mais dois casos em investigação. A secretaria não divulgou informações sobre o paciente. No ano passado foram notificados 33 casos, dos quais 25 descartados e seis confirmados. Desses, cinco foram contraídos fora do DF, os chamados casos importados. O médico do Núcleo de Controle de Endemias, Doenças Transmissíveis e Emergentes, Dalcy Albuquerque Filho, explica que a febre chikungunya é uma doença de notificação obrigatória e que os casos devem ser informados à secretaria.
“Todo profissional de saúde que atenda um caso suspeito tem que comunicar à Secretaria de Saúde. E a partir daí a gente desencadeia as ações, inclusive a coleta de exames”.Por ter a mesma transmissão da dengue, o médico orienta que a população mantenha as ações de prevenção como o cuidado com a água parada, por exemplo. “O vírus é transmitidos pelo mosquito aedes aegypti que é o mesmo da dengue. Agora, a gente tem dois motivos para se preocupar com a mesma coisa que é a replicação dos mosquitos”. Além da transmissão pelo aedes aegypti, a dengue e a febre chikungunya apresentam sintomas semelhantes, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico médico. O tratamento também é o mesmo. “É sintomático, ou seja, não tem nenhum remédio especifico. Então, o médico vai prescrever um remédio para dor, alguns cuidados e a pessoa vai para casa”. (Agência Brasil)
TV WEB JC
Inicio »
» Distrito Federal registra primeiro caso de febre chikungunya contraída na cidade
0 comentários:
Postar um comentário
O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...