A comunidade do Bom Gosto, na zona rural de São Felipe, ganhou, neste sábado, uma cozinha semi-industrial, que será utilizada pela população local para o processamento de alimentos e incentivando o aumento da produção é o desenvolvimento da localidade e de todo o entorno. Cerca de 150 famílias serão beneficiadas com o equipamento, que trará ainda mais desenvolvimento para a comunidade. O investimento na implantação de R$ 200 mil.
A inauguração contou com a participação do vice-prefeito Toinho; do secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Jerônimo Rodrigues; do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Luiz de Oliveira Soglia; ex-prefeito de cruz das almas Orlando Peixoto "Orlandinho", coordenador do SEPEX; Felipe Viveiros, coordenador do SETAF; da coordenadora dos projetos da economia solidaria ENCUBA, Tatiane Veloso; do presidente da COOAFATRE, Edmilson de Oliveira Rocha; o presidente do CMDS, Nailson Conceição; Celso Bispo representando Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe; o vereador Jair Araújo, além de outras autoridades e moradores da região.
O equipamento vai beneficiar dezenas de moradores do Bom Gosto e de comunidades do entorno, uma vez que vai multiplicar a capacidade de produção alimentícia na região, o que irá proporcionar um aumento na renda para os moradores.
"Com esse projeto, as famílias beneficiadas poderão produzir
bolos, doces, salgados e inúmeros tipos de refeições para serem comercializada na UFRB, na merenda escolar através do PENAE e no PAA, e atendera qualquer tipo de eventos de grande e pequeno porte da região", destaca o secretário da Agricultura de São Felipe, Edy do Chaves.
Ele ressalta o apoio da UFRB na capacitação das famílias na produção de alimentos. Ele conta que, com o apoio da ENCUBA, visando a comercialização o para estudantes da própria UFRB, que abriu uma chamada pública para exploração destes alimentos na cantina do campus de Cruz das Almas.
"Mas como a Associação não tem fins lucrativo, não poderia comercializar, a COOAFATRE (Cooperativa da Agricultura Familiar do Território do Recôncavo da Bahia), que foi criada com o apoio da UFRB, entrou em ação para fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar e para concorrer a esta chamada, já que as mulheres que fazem parte do grupo tiveram que se associar a Cooperativa. Foi providenciado o aluguel de um espaço em Cruz das Almas, o qual foi todo adequado dentro do padrão das normas sanitárias e com equipamentos necessários, ficando aptos a concorrer, e ganharam aquela chamada pública, que hoje já soma aproximados 7 anos de atividades comercializando nas cantinas da UFRB", contou Edy.
Agora, com a cozinha semi-industrial, uma nova fase na vida dessas famílias é iniciada. "Com isto, nossos agricultores agregaram valores aos produtos melhorando a renda, ganhando condições de sobrevivência, produzindo e comercializando satisfatoriamente com sustentabilidade", enfatiza o secretário.
0 comentários:
Postar um comentário
O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...