TV WEB JC

G. Mangabeira: População e prefeitura dizem não a instalação de Termoelétrica e Petrobrás dispara: “Vocês vão perder milhões”

Com início no fim da tarde desta quinta-feira (04) uma audiência pública para discutir a instalação ou não da Usina Termoelétrica em Governador Mangabeira foi marcada pelo grande número de pessoas presentes no Centro Cultural da cidade. Com a participação da prefeita Domingas da Paixão, vereadores, professores da Universidade Federal do Recôncavo e do Estado da Bahia, além de prepostos da Petrobrás, a reunião foi explicativa com ênfase no debate sobre o assunto. Os diretores da Petrobrás, que participa de uma licitação federal para construir a Usina em Mangabeira, falaram em nome da estatal e foram bastante acirrados os ânimos entre representantes e populares que proferiam palavras de ordem contra a implantação da Termoelétrica. De acordo com a Petrobras, a Usina será a gás natural e teria impactos de poluição de 0,5% sobre a cidade, que em sua tese seria quase que imperceptível, comparando com a poluição causada por veículos automotores. Vereadores, representantes de associações de moradores e prefeitura foram contra a possibilidade de instalação e argumentaram que o nível de poluição da cidade é de zero; sendo assim não aceitariam sair de 0 para 5 % de poluentes. Os representantes da Petrobrás tentou convencer os participantes do avanço econômico que a Usina poderia trazer, mas sem sucesso, os integrantes da Frente de defesa dos moradores rejeitaram. “São 1.600 empregos e milhões de reais do Imposto Sobre Serviço ( ISS). Nossa Termo é a gás natural. É uma empresa para um cidade com 800 mil pessoas. Vocês estão perdendo a oportunidade do crescimento.” De imediato, os participantes manifestaram-se e solicitou que os prepostos da Petrobras, levassem a Usina para suas cidades. O evento foi encerrado com a prefeita Domingas da Paixão, ressaltando que como gestora do município não aceita a instalação da empresa e não irá permitir que abraçasse o anseio do povo. Os representantes da Petrobrás saíram cabisbaixo por não ter conquistado o objetivo, mas prometem mais audiências a fim de tentar convencer as autoridades de moradores sobre a instalação da Usina Termoelétrica, em terras mangabeirense. 

Reportagem e foto: Voz da Bahia - Fábio Santos 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...