TV WEB JC

Aperto de mãos discreto e uma promessa


Governador e prefeito eleito de Salvador apertaram as mãos e devem se reunir na próxima semana
O Encontro dos Prefeitos Eleitos e Reeleitos promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) teve uma abertura à altura dos grandes eventos realizados na Bahia. Queima de fogos, discursos enérgicos em uma estrutura montada no Resort Vila Galé Mares, mas os detalhes dos pronunciamentos e os importantes conteúdos trazidos pelos oradores serão contados em outro momento.
Dentro do evento, o encontro mais esperado foi breve e aconteceu após os discursos. A expectativa criada pelo cumprimento entre o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM) superou, principalmente para a imprensa, à gerada pelo evento que continua até o próximo domingo (11), no mesmo Resort, localizado em Guarajuba, Camaçari.
O aperto de mãos entre o petista e representante do Democratas foi breve e seguido por uma promessa do governador: vou te ligar para conversamos. Depois, Neto deixou Wagner que vinha espremido entre diversos futuros gestores. Questionado pela imprensa sobre a dada em que seria feita a ligação, Wagner brincou: é segredo. Em seguida deixou a entender que a conversa deve mesmo acontecer na próxima semana.
ACM Neto
Assim como Wagner, Neto saiu em defesa de medidas compensatórias devido às sucessivas perdas em arrecadação que os municípios, em especial Salvador, vêm perdendo com as medidas de incentivo ao consumo tais como redução do IPI. Outras fontes de renda ligadas ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também preocupam o prefeito eleito de Salvador.
“Infelizmente, nos últimos anos, todas as desonerações tributárias que ocorrem no Brasil, que são válidas, penalizam estados e municípios. Então, é fundamental que haja uma linha de recompensação. O governo federal tem que dar, sobretudo, para os municípios que dependem mais do FPM. Salvador depende muito disso. Perde duplamente. É fundamental sensibilizar o governo federal porque aos poucos os municípios estão perdendo a sua saúde financeira”.
Questionado, Neto revelou que ainda não tem o valor do prejuízo. De acordo com ele, a equipe de transição está cuidando de tudo isso – amanhã ele tem reunião com o grupo -, mas que as principais informações giram em torno do orçamento de 2013. Peça esta que pode sofrer grandes cortes em caso de queda do FPM.
Sobre a transição, o prefeito eleito ressaltou que o trabalho tem sido feito de forma harmônica e que deve entregar a proposta com o projeto de reforma administrativa ao prefeito João Henrique até o final do mês. A ideia, segundo Neto, é que as mudanças sejam aprovadas ainda nesta legislatura.(bocão news)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...