TV WEB JC

Produtores sofrem prejuízos com disputa por terras no sul da Bahia


A disputa entre índios e fazendeiros por terras na região sul da Bahia tem alterado a rotina nas cidades e a fonte de renda de produtores e empregados há quase três meses. “A queda no movimento do comércio passa dos 60%”, avalia o comerciante Djalma Duarte. Os produtores se preparavam para a colheita nas fazendas de cacau invadidas. Nas propriedades com atividade pecuária, já passa de 23 mil cabeças o rebanho em poder dos índios. Parte do gado que os fazendeiros conseguiram retirar come em pastos alugados. “Pago R$ 25 por cada cabeça de gado ao mês. Cavalo e égua, R$ 60. Um absurdo. Três vezes mais. Não estou aguentando mais. Vou ter que vender”, afirma o pecuarista Raimundo Oliveira. Segundo os fazendeiros, há poucos pastos disponíveis pra alugar. Alguns criadores levam o gado para as faixas de capim que ficam nas margens das estradas.
Desde janeiro, os índios já invadiram 68 fazendas. Eles querem ocupar 54 mil hectares de terra, entre os municípios de Itaju do Colônia, Camacan e Pau Brasil.  Em Itaju do Colônia, foram invadidas todas as fazendas que, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai) estão dentro da área que seria da reserva indígena. No total, são 57 fazendas ocupadas só no município. Segundo o sindicato dos produtores da região, mais de 500 trabalhadores rurais já foram demitidos nas propriedades tomadas pelos índios. “Já procurei [trabalho], só que nas fazendas vizinhas daqui, todas já têm seus empregados e não tem vaga”, relata o trabalhador rural Alison Regis. (G1)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...