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Coelba intensifica ações para cadastramento de clientes na Tarifa Social


Parcerias e ações para agilizar o cadastramento já incluíram 272 mil famílias de baixa renda na Tarifa Social, mas 1,2 milhão ainda precisam se cadastrar. De janeiro até março deste ano, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, cadastrou 272 mil famílias de baixa renda na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia. Este resultado é fruto das ações que a concessionária vem realizando para estimular o cadastramento destas famílias Tarifa Social. Apesar do avanço, a Bahia ainda possui 1,2 milhão de famílias que perderam o benefício por não terem cadastrado, ano passado, o Número de Identificação Social (NIS) na Coelba, segundo o que determina a Lei Federal 12.212/2010. Isto significa que estes clientes de baixa renda deixaram de contar com o desconto na conta de energia e passaram a receber a fatura com um valor maior do que o que estavam acostumados. A variação na conta de energia de quem perdeu o benefício pode chegar até a 310%.
Para chamar a atenção dos clientes, a Coelba tem realizado parcerias com as Prefeituras Municipais para a realização de mutirões de atendimento, onde representantes da prefeitura fazem atendimento especial para inscrição no CadÚnico e obtenção do NIS que dá acesso aos programas sociais do Governo, a exemplo do Bolsa Família. Já a Coelba, através da sua Agência Móvel, realiza inscrição destes clientes na Tarifa Social de Energia. Desde o início de 2012, já foram realizados 25 mutirões em oito cidades da Bahia. (Aratu)
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