TV WEB JC

Som Felipe Trio Elétrico

Nas proximidades das festas carnavalescas, não poderíamos passar mais um ano sem dá uma ênfase sobre a história do trio elétrico que surgiu em São Felipe.
O mesmo teve um papel muito importante levando o nome do município beneficamente as principais fontes de comunicação jornalísticas das cidades baianas. Pecorreu diversos municípios, inclusive a capital Salvador e alguns estados do Brasil.

Tudo começou por volta da década de 1970, quando na garagem localizada na rua do Paraguai atualmente casa do Sr. Albino. O sr. Manoelito idealizador do projeto, o senhor conhecido por Galo e Hélio do rádio trabalhavam na construção do trio elétrico, tendo o Sr. Zezito da farmácia o financiador do projeto. Surge no município de São Felipe o “pirata trio” nomenclatura dada em virtude do patrocínio da rum montilla.

Tinha composição originalmente na formação do trio composto por uma equipe instrumental, cavaco, guitarra e o triolino, composta pelos artistas Reinaldo do cavaquinho, Talbinha na guitarra os percussionistas, Cacau, Valtinho de Castro Alves, Luiz de Nié, João caixa de tambor, Ziú, Benedito, Antônio Branco.
Houve-se uma modificação no nome entre os anos 80 decorrente de grande aceitação popular, o trio passou a ser chamado de São Felipe Trio, em homenagem ao município.

A nova formação passou a contar com novos integrantes, impulsionado por ser famoso em sua qualidade sonora, tocou de ponta a ponta do estado da Bahia e outros estados, revelou diversos artistas importantes. Passou também a puxar blocos carnavalescos na capital Salvador, como por exemplo Dengo da Bahia e Camaleão. Participação histórica no confronto com os trios Dodô e Osmar, Tapajós, Top 69, valneijós e outros, no entanto ficou em 2º lugar na disputa de melhor trio da Bahia, perdendo o primeiro lugar para o trio de Dodô e Osmar.

Por volta dos anos 90, o trio foi vendido ao ex. Motorista do Som Felipe trio, cidadão da cidade de Sapeaçu que se tornou empresário, sr. Benedito, muito conhecido por Ditinho. O nome Som Felipe trio foi modificado para Trio Estrelar, muito conhecido na atualidade. A banda instrumental foi se desfazendo com o tempo até chegar no final.

O Som Felipe Trio, trouxe glorias e orgulho por muitos anos aos filipenses, muita saudade exposta pelos entrevistados e antigos funcionários do eternizado Som Felipe Trio. (Fonte:Escudo Social de São Felipe, Texto; Luis Eduardo Aguiar da Silva Moura)
←  Anterior Proxima  → Inicio

8 comentários:

  1. Prezado JC, fico grato pela matéria que não deixa de homenagear a meu pai que fez 80 anos no último dia 29, porém peço apenas uma correção que entendo importante, para fidelizar a história. O Trio não se chamava "São Felipe Trio", mas sim "Som Felipe Trio". No mais, fiquei feliz pela lembrança deste feito por meu pai, que muitos mais novos jamais poderiam imaginar, senão por este meio de comunicação que tanto apreço eu tenho.

    Fortíssimo abraço e Parabéns !

    Ass.: Walter (Filho de Zezito)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, meu amigo. Meu pai tem mais fotos, inclusive de Participação no Carnaval em Salvador. Acho que com paciência ele pode aumentar ainda mais as informações sobre o trio. Outra pessoa, também que pode lhe passar mais ainda informações é Murilo. O texto publicado, já tem muito de verdade mais pode ser ainda mais depurado. Abrçs e muito sucesso.

      Excluir
  3. A correção já foi realizada no Escudo Social de São Felipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eduardo, Parabéns. Como faço para acessar via net os conteúdos do "Escudo Social de São Felipe"?
      Abrçs

      Excluir
  4. Me adicione no meu Facebook, "Eduardo Aguiar Moura". Assim que for adicionado lhe lanço no grupo Walter, acredito que vc venha somar muito em relatos sobre a história de nosso município. Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Pronto o convite foi enviado a você. Boa noite amigo!

    ResponderExcluir

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...