TV WEB JC

Grito da Terra Bahia é recebido pelos dirigentes da SDR

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, recebeu, nesta quinta-feira (09), mais de dois mil agricultoras e agricultores familiares de diversas partes do estado, integrantes do Grito da Terra Bahia. O ato público, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG), aconteceu no estacionamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo, em Salvador.

Em sua fala, o secretário Jerônimo Rodrigues, reafirmou o compromisso de manter o diálogo com os movimentos sociais, ressaltando ser fundamental para a consolidação das políticas públicas. “Nossa secretaria tem um papel estratégico para o rural, pois dinamiza a economia, com geração de renda. Compreender e manter o diálogo com os movimentos sociais é fundamental para o êxito da sua função. O movimento traz pautas que tem como objetivo a melhoria de vida do homem e da mulher do campo. Esse ato afirma que o movimento do campo está vivo, tem força e luta pelo fortalecimento da agricultura familiar”.

Presente no ato, Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a SDR, destacou que as pautas apresentadas pelo movimento são significativas para orientar a execução das políticas públicas necessárias para o meio rural. “Como sempre a presença da FETAG e dos demais movimentos sociais é muito significativa para nós do governo, por nos norteiar na elaboração e execução das ações que são realizadas para o campo”.

Cláudio Bastos, presidente da FETAG-BA, explicou que os pontos de pauta reivindicados colocam em debate temas voltados à reforma agrária, regularização fundiária, habitação rural, entre outros. Bastos citou, ainda, a necessidade da universalização da Declaração de Aptidão da Agricultura Familiar (DAP) e ampliação da assistência técnica e extensão rural (ATER).

“A FETAG, em parceria com a SDR, já realiza um trabalho voltado a emissão DAP, instrumento importante para os agricultores familiares acessarem as políticas públicas. É preciso que o Estado incentive os sindicatos para elaborarem estes documentos para que possamos atingir todos os agricultores familiares”.


Etapa estadual - O Grito da Terra Bahia é uma etapa estadual que integra as ações do Grito da Terra Brasil, principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e conta com a promoção da CONTAG, das Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Reúne anualmente, na capital federal, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores familiares, assalariados rurais, assentados e acampados da reforma agrária, dentre outros, que apoiam as bandeiras de luta da população rural. (ASCOM)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...