TV WEB JC

SÃO MIGUEL DAS MATAS PODE FICAR SEM MATAS SE O DESMATAMENTO CONTINUAR

A Promotoria Regional Ambiental do Recôncavo Sul intensifica ações no município de São Miguel das Matas, visando frear escandalosos crimes de desmatamentos ilegais, muitos deles para plantação de mandioca, maracujá e pastagens para a criação gado.

Semana passada os prepostos da Regional Ambiental, após análises de fotos feitas por satélites, encontraram vários focos de desmatamento na região e depósito ilegal de madeira nativa. Ao constatarem em campo o que viram nas imagens, foi encontrado também indícios de uso criminoso de agrotóxico, sendo dois supostos infratores, na oportunidade, notificados a se explicarem ao Exmo. Promotor Julimar Barreto Ferreira. Ressaltando que todas as propriedades da região estão sendo monitoradas e uma a uma, a seu devido tempo, receberá visita fiscalizatória. Sendo bom frisar que qualquer supressão de floresta necessita obrigatoriamente de autorização prévia dos órgãos ambientais, devendo todos os proprietários de imóveis rurais regularizar suas propriedades, realizando o CEFIR que é obrigatório. 

Quanto ao uso indiscriminado de agrotóxico, esclarece o Sub tenente Rebouças, que aquele que for flagrado usando, comprando, vendendo, tendo em depósito ou descartando embalagens irregularmente, dentre outros, estarão ferindo o Art 15 da Lei 7.802/89, que prevê apreensão dos produtos e equipamentos utilizados, sendo os autuados em flagrante delito conduzidos à Delegacia, pois tal uso irregular, constitui crime com pena de 2 a 4 anos se reclusão.


Qualquer venda e uso de agrotóxico deve obrigatoriamente ser mediante receituário agronômico próprio, seguindo todos os rigores legais, inclusive devendo conter a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual, já que a falta disso também constitui crime. O policial ainda salienta que o Gifosato princípio ativo que é popularmente conhecido por ROUNDUP, e mais 20 substancias comumente usadas pelos agricultores, têm venda proibida em muitos países por ser cancerígeno (http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/glifosato-nza-mira) a  exemplo da China, Estados Unidos, Canadá, toda a Europa, dentre outras grandes potências mundiais. Os leitos dos rios recebem o veneno depositado no solo, principalmente nos declives acima de 45 graus, onde também é proibido desmatar.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...