TV WEB JC

Cruzar as pernas faz mal?

Será que é mais saudável evitar cruzar as pernas? Na lista de consequências de passar muito tempo nesta posição estão coisas como o aumento da tensão arterial, de varizes ou danos nos nervos, mas é preciso analisar com mais atenção, destaca a BBC. As pessoas com alto risco de coágulos sanguíneos, por exemplo, são aconselhadas a não cruzar as pernas por longos períodos de tempo, porque ao impedir-se o fluxo do sangue, pode aumentar-se o risco de uma trombose venosa. A BBC decidiu analisar alguns fatores que podem explicar algumas consequências desta posição:
Problemas nos nervos - Se passar muito tempo sentado na mesma posição, ao cruzar as pernas pode estar colocando pressão sobre o nervo fibular (situado atrás do joelho), provocando a sensação de dormência nas pernas e nos pés. Depois de várias horas, esta posição pode provocar a paralisia do nervo, impedindo-o temporariamente de levantar a parte frontal do pé e os dedos.
Aumento da tensão arterial - Cruzar as pernas pode levar ao aumento temporário da tensão arterial. Isto é explicado pelo fato de, ao colocar um joelho sobre o outro, se impulsione a emissão de sangue das pernas até ao peito, fazendo com que mais sangue seja bombeado pelo coração e, consequentemente, aumentando a tensão arterial.

Agravamento das varizes - Apesar de cruzar as pernas não estar relacionado com a origem das varizes, esta postura favorece o seu agravamento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...