TV WEB JC

“São Felipe vai se tornar uma referência no debate de educação integral no Brasil”, diz Jaqueline Moll

SF8
“São Felipe está construindo uma política educacional municipal que já começou a fazer a diferença. A médio prazo, São Felipe vai se tornar uma referência no debate de educação integral no Brasil”. A afirmação é da educadora Jaqueline Moll, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no Ministério da Educação (MEC), onde atuou de 2007 a 2013.
Além de idealizadora do programa Mais Educação (do Governo Federal), ela também foi responsável por coordenar a implantação da iniciativa, que hoje está presente em 1.282 cidades nos 26 estados, além do Distrito Federal, beneficiando mais de seis milhões de estudantes. No último dia 5, ela participou da Jornada Pedagógica de São Felipe e não poupou elogios à Educação da cidade.
“São Felipe não vai sair da minha mente pela tarde que nós vivemos aqui, não vai sair do meu coração. Gostaria, e vou trabalhar para isso, que São Felipe seja uma referência para outras escolas, que o Brasil conheça o que se passa aqui. Essas experiências dos pequenos municípios vão sedimentando o caminho que não terá volta”, ressaltou.

SF3
Jaqueline Moll foi homenageada por professores da rede municipal

Jaqueline Moll também comentou sobre a visita em sua página no Facebook. “Dia extraordinário em São Felipe no Recôncavo Bahiano! Jornada Pedagógica com professores e gestores da rede municipal de ensino. Rede em expansão, com reconstrução dos prédios e reconstrução pedagógica na direção da formação humana integral e da escola de dia inteiro! Estão de parabéns! Recursos públicos da educação plenamente aplicados em educação (isso pode parecer óbvio mas não é), bons salários, boas condições de trabalho. Exemplo para o Brasil!”, escreveu.
Segundo ela, a educação integral traz a responsabilidade da formação humana integral (corpo, mente e espírito), e mostra a perspectiva de que todos são responsáveis pelos processos educativos.
“Em São Felipe, o trabalho é coordenado da prefeitura, não é algo isolado da Secretaria Municipal da Educação. A jornada traz os professores para essa reflexão. O desafio (da educação integral) é conceitual, de ideias, de concepção, parar de achar que a escola é o lugar que as crianças vão para sentar e copiar do quadro, do livro”, reforça.
Em São Felipe, o programa Mais Educação começou a ser executado em 2013 e já começou a mostrar resultados muito positivos, sendo considerado referência na Bahia. O sucesso das atividades trouxe profundas mudanças na infraestrutura das escolas. Por conta do Mais Educação, surgiu a necessidade de reforma e ampliação das escolas, com a implantação de salas de ciências e informática e expansão de cozinhas e banheiros. No município, são realizadas atividades como capoeira, teatro, dança, música e ciclismo nas escolas da sede e da zona rural.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...