TV WEB JC

“Atenção Proprietários de Lava jato”. Em Irecê um empresário do segmento de lavagem automobilística, buscou inovar e vem ganhando muito com seu projeto inovador.

Segundo o jornal informativo EMBASA DA GENTE, o empresário Ailton Braz, proprietário do Lava jato TOPA TUDO, apostou na inovação e vem se sentindo satisfeito com essa nova tecnologia. Ele implantou um sistema de reaproveitamento da água utilizada na lavagem de veículos. Preocupado com as contas muita alta todo mês em virtude do alto consumo, ele apostou na ideia e vem dando certo e hoje já comemoram muito: “Parecem que tenho uma nascente no meu quintal”.
Segundo o Sr. Antônio Coelho, supervisor de tratamento da Embasa de Irecê, o sistema está funcionando bem e funciona assim, a água utilizada na lavagem é captada pela gravidade e destinada para um reservatório, em seguida a água passa por três tanques que, por decantação, eliminam a sujeira mais grossa e o óleo. Em seguida, é adicionado o tanino catiônico, um produto coagulante de baixo custo. Após esse processo a água está limpa para ser reutilizada. O sistema montado por Ailton Braz tem capacidade de tratar um metro cúbico (3³) de água por dia.
Com esse sistema, é possível garantir uma economia entorno dos 80% da água consumida pelos lava jatos. Ailton já tinha um sistema primitivo de reaproveitamento, mas sem o tratamento da água, ele ainda comentou na matéria que a conta de água era entorno de R$ 150,00. E ainda acredita que conseguirá reduzir muito com a implantação do sistema de reaproveitamento da agua. Ainda de acordo com o informativo todo o controle operacional do sistema é realizado pelo proprietário tendo simplesmente a orientação da supervisão de tratamento da Embasa.

Segundo o Supervisor de tratamento, a próxima etapa será a implantação do tratamento do lado e dos efluentes. “Nossa proposta é um lava jato sustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental”, explicou Antônio, acrescentando que o projeto será enviado para a comissão do congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), visando a apresentação do estudo no congresso nacional da Abes, que acontece no ano que vem. “Todo mundo que chega aqui, eu faço questão de mostrar como funciona”, diz Ailton, satisfeito. O serviço funciona há 14 anos em Irecê, e leva aproximadamente 30 carros por semana.              
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...