TV WEB JC

A Secretaria Municipal de Assistência Social vem por meio deste retificar a notícia publicada no dia 15/07/2014 sobre o falecimento da Sra. Maria Nunes Ferreira, conhecida como Sra. Maria Pauvirou.

A Sra. Maria Nunes Ferreira, idosa, 92 anos, residente e domiciliada na Rua Bevenuto Noia, S/N, referindo-se a problemas de saúde mental e também do seu direito e livre arbítrio, conforme preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu Art. Artigo VI “Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.”
Desta forma, respeitando os direitos da Sra. Maria, a Secretaria Municipal de Assistência Social através dos seus Serviços e do Conselho Municipal do Idoso, buscava atender as necessidades da referida idosa através do acesso aos seus primeiros documentos de cidadania, como RG, CPF e NIS e alimentação. Quanto sua situação habitacional, a mesma residia em um pequeno quarto sem acesso a saneamento básico. Por falta dos documentos de cidadania, a idosa não era reconhecida pelo Estado e nunca obteve acesso a benefício da Previdência Social.
No dia 13 de maio deste ano, por volta das 08 horas da manhã, a idosa foi vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC)e foi socorrida pelos seus vizinhos juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) desta cidade, onde foi acolhida pela equipe do Hospital Maria Amélia Santos e recebeu todo suporte necessário para sua recuperação.
Após quase um mês acautelada e amparada pela Política de Saúde através do Hospital Municipal Maria Amélia, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social no dia 10 de junho de 2014, realizou com a parceria do Ministério Público, a inserção da idosa na Mansão dos Idosos na cidade de Conceição de Almeida, onde foi acolhida e até sua morte teve assistência e seus direitos aprovisionados através da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, a qual  estava,provisoriamente, sendo responsável  pela idosa, desde que a busca pelos poucos familiares em São Felipe e por sua filha em Maragojipe, havia sido feita, na expectativa de apoiar e amparar a referida senhora, foi sem êxito devido ao “desinteresse” de todos.
Vizinhos da idosa, como Sra. Nininha, Camila, entre outros,sensibilizados com a situação, foram os mais recíprocos a contribuir junto com a equipe da  Secretaria Municipal de Assistência Social a assegurar os direitos preconizados na Lei de nº 10.741/03 e na Lei de nº 8.742/03 a Sra. Maria em vida e também na sua morte.
No dia 15 de julho de 2014, após um mês e cinco dias residindo na Mansão dos Idosos, com todo amparo social, a idosa foi a óbito e teve seu sepultamento realizado nesta cidade, no cemitério local, com total amparo e seus direitos garantidos pela Secretaria.
A Mansão dos Idosos, atualmente conta com 38 idosos, entre o sexo masculino e feminino e está sobre a responsabilidade da Sra. Josie, localizada na Rua José Joaquim de Almeida, nº 74.
Entre os internos temos alguns do município de São Felipe, como no caso do nosso amigo Da’Flor que encontra-se amparado e acolhido por toda equipe da mansão, além dos demais que são encaminhados pelo Ministério Público, pela Secretaria Municipal de Assistência Social ou por outros órgãos locais. Desta forma, sempre que possível estamos realizando ações e apoiando à Mansão para que possa contribuir com a assistência e inclusão aos nossos idosos necessitados.

E aproveitando a oportunidade, salientamos que a instituição está aberta a doações como: roupas, lençol, fraldas descartáveis, alimentos, material de limpeza, e o que cada coração sentir a necessidade de estar ajudando à Mansão dos Idosos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...