A construção do estaleiro tem gerado uma receita de R$ 2 milhões ao município de Maragojipe. Além desse, cidades como Salinas,Santo Antônio de Jesus e Saubara, dentre outras, também estão sendo beneficiadas com a chegada do empreendimento. Com isso, prefeituras e governo estadual tem reforçado os investimentos na região, como a construção de pontes e estradas e parcerias para qualificação profissional.
O mercado de trabalho local também recebeu fortes incentivos. 70% do quadro de funcionários é de moradores da região.
Encabeçado pela empresa baiana Odebrecht, que junto com outros três empreendimentos detém 70% do capital, o estaleiro conta ainda com a participação de 30% da japonesa Kawasaki. Juntas, o estaleiro vai produzir inicialmente seis sondas de perfuração do pré-sal, “sendo a primeira vez que esse tipo de equipamento será fabricado fora do Oriente”, afirma Marcelo Espinheira.
O representante da EEP esteve na Tribuna ontem juntamente com o responsável pela comunicação da Odebrecht Mateus Codes, para explicar todo o projeto para o diretor-presidente do jornal, Walter Pinheiro. Também participaram do encontro o diretor de Relações Internacionais do impresso, Marcelo Sacramento, o diretor de jornalismo, Paulo Sampaio, e o secretário de redação, Gerson Brasil.
Prazos
De acordo com Marcelo Espinheira, um dos desafios da EEP é trazer um empreendimento com tecnologia de ponta, com navios de alto valor agregado. “Nossos dois objetivos imediatos são construir o estaleiro dentro do prazo acordado e entregar a primeira sonda em 16 de julho de 2016”, completa. Cada sonda custa em média U$ 800 milhões.
Antes mesmo de ficar totalmente concluído, o estaleiro já conta com a encomenda de seis sondas, que são equipamentos equivalentes a um prédio de 40 andares. A inauguração do estaleiro está marcada para março de 2015. A sexta sonda deverá ser entregue até 2020.(tribuna da bahia)
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