Na manha desta quinta-feira (07) fomos informados de que estava ocorrendo um surto de meningite na Cidade e de imediato entramos em contato com a Secretaria de Saúde do Município. A Secretaria nos enviou uma Nota Técnica sobre o caso e confirmando o registro de dois casos no município confira o que diz a nota a seguir.
Tendo em vista a identificação de dois casos de meningite no Município de São Felipe e, com o objetivo de informar a população sobre as implicações, com base nos Protocolo para Atendimento dos casos suspeitos de Meningites e Meningococcemia é que se faz necessária a divulgação desta Nota Técnica.
A Meningite faz parte da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória, de acordo com a Portaria nº 5 de 21 de fevereiro de 2006, portanto todos os profissionais de saúde, dentre estes, médicos e enfermeiros, tem a responsabilidade da notificação de todo caso suspeito à Vigilância Epidemiológica para que seja realizada a investigação epidemiológica e avaliado a necessidade de adoção de medidas de controle pertinentes.
A partir da investigação epidemiológica dos casos notificados, foi confirmada a ocorrência de dois casos de meningite viral, sendo a conduta recomendada:
• Hospitalização imediata;
• Isolamento do paciente durante as primeiras 24 horas do tratamento;
• Instalação de medidas de suporte geral e instituição de terapêutica específica, conforme a suspeita clínica.
A quimioprofilaxia (medidas de prevenção medicamentosa) só está indicada para os contatos íntimos dos casos confirmados de Doença Meningocócica (DM) e Meningite por Haemophilus influenzae (MH), não sendo portanto necessária nos casos de meningites virais. Rua Dom Macedo Costa, s/n – Telefax 75 3628-3208 - e-mail: viepsaofelipe@gmail.com CEP 44.550-000 – São Felipe – Bahia - CNPJ 11.734.348/0001-29
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Por contatos íntimos entende-se que são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.
A quimioprofilaxia para profissionais de saúde só está indicada quando houver exposição às secreções respiratórias e vômitos, durante procedimentos como respiração boca a boca e/ou entubação, ou quando permanecem no mesmo ambiente que o doente por um período superior a 4 horas, sem utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).
Diante do exposto, informamos que todas as medidas de controle foram adotadas em tempo oportuno, não sendo, portanto, motivo para pânico, e os casos identificados já estão em tratamento com previsão de alta em poucos dias.
Informamos ainda que esta Diretoria encontra-se à disposição para qualquer esclarecimento adicional que se faça necessário.
Contatos:
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Vigilância em Saúde
Coordenação de Vigilância Epidemiológica
Tel: (75) 3628-3208
Email: viepsaofelipe@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário
O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...