TV WEB JC

Entrevista: Conheça as ideias arrojadas do Homem Aranha; Professor Moisés diz que será candidato a Deputado Federal

imagem Mídia recôncavo
Moisés Barbosa, 48 anos, conhecido também como professor Moisés ou Homem Aranha, é um pensador visionário que tem ideias diferentes das convencionais com a intenção de melhorar completamente a sociedade. Moisés tem o sonho de se tornar Presidente da República, e acredita que com o seu dom da oratória e com sua grande sabedoria tem grandes chances de ocupar o cargo. A reportagem do Mídia Recôncavo realizou uma entrevista com o professor Moisés, nessa ele conta sua história e seus planos para alcançar o seu objetivo político. Acompanhe:

Como definir o professor Moisés?
Sou o professor Moisés Barbosa dos Santos, nascido e criado em Cruz das Almas. Atualmente moro no município, mas já morei em muitos outros no Recôncavo e em outros estados, para atuar como professor, dono de escola e palestrante. Eu sempre fiz tudo muito bem feito. E Deus tem me dado o talento para eu fazer as coisas que me proponho. Sou uma pessoa simples, porém, tenho ideias arrojadas. Eu sempre tenho muitas ideias interessantes para mudar as coisas. Todo o trabalho que eu faço, procuro fazer com excelência e tento deixar a minha marca gravada para orientar e ajudar as futuras gerações. Tudo o que eu faço é porque realmente gosto e também porque tenho a pretensão de chegar a Presidência da República.
Ainda dá aulas? O que faz atualmente?
A vida é muito imprevisível. Por muito tempo fui professor de escolas em várias cidades do Recôncavo, na capital e em outros estados. Mas teve um momento que decidi me tornar dono de escolas, e também exerci com muito prazer. Então fui professor, coordenador pedagógico, diretor de escolas e dono de escolas. Atualmente sou palestrante e radialista. Trabalho em cinco emissoras de rádio e faço o que sempre quis fazer, que é falar e passar para as pessoas o meu conhecimento. Me realizo ministrando palestras. Ultimamente tenho feito palestras em diversas escolas da cidade e até me ofereci para falar para os alunos da UFRB. Normalmente para essas eu não cobro nada. Eu não coloco o dinheiro como condição para que a palestra seja realizada. Faço pelo prazer. Mas também já recebi grandes quantias com as palestras.
Por que vai vestido de Homem Aranha para ministrar as palestras?
Já fiz palestras usando várias fantasias, como a do Pica-Pau, Batman, Scooby Doo e outras. Mas a última e a que mais marcou foi a do Homem Aranha. Essa fantasia surgiu especificamente em um dia que fui palestrar na Pestalozzi de Cruz das Almas para as crianças. Queria que elas prestassem atenção e se interessassem pela minha fala. Então coloquei a fantasia do Homem Aranha, e realmente essa palestra foi bem divertida. Eu falava, “Quem está aqui é o Homem Aranha cheio de poderes, entre eles o poder de falar, prestem bastante atenção”, e senti que surgiu efeito. A partir daí comecei a usar a mesma fantasia para dar palestra em escolas, instituições filantrópicas, asilos, orfanatos, associações, etc.
Quando eu comecei a dar palestras eu precisava que as pessoas reconhecessem o meu talento como orador. Eu sou um “Barbosa” e quero dar honra ao passado, lembrando o Rui Barbosa, que foi um orador excepcional e um grande baiano. Que inclusive foi pleiteante ao cargo de presidente da República. Eu como um Barbosa, desde jovem sempre tive esse talento para a oratória, e reconheço que nos últimos anos esse talento se desenvolveu bastante, por isso senti necessidade de mostrar para todos. Então comecei a dar palestras de todos os tipos, nas empresas e escolas. Mas também já fiz palestras em entradas de lojas. Não sou um palhaço, uso essa tática somente para conseguir chamar atenção do público. Tudo o que eu faço é com a intenção de mostrar à Bahia o meu talento como orador. E tem dado resultado. Fiquei muito conhecido por causa disso, dei várias entrevistas às emissoras de radio e internet.  Hoje eu trabalho em cinco emissoras de rádio. Então todo o trabalho que foi investido no passado, hoje tem sido útil para a minha experiência no rádio. Hoje as pessoas não vêem a fantasia, só prestam atenção na minha fala. E foi isso que eu sempre quis, que eles percebesse um talento semelhante ao de Rui Barbosa.
Sobre o que fala em suas palestras?
Eu falo muito sobre o comportamento humano, dou conselhos sobre relacionamentos, dicas motivacionais e sugiro idéias inovadoras para mudar a sociedade. Tenho a arte de falar em improviso, e isso me ajuda muito nos meus programas de rádio. Eu sei falar de várias maneiras a depender do ambiente, tenho consciência que em cada situação é necessário um tipo de fala e reações. Acho que isso é uma raridade, não só entre brasileiros, mas como também entre seres humanos. Não são todas as pessoas que tem o talento de falar com tanta clareza e eficiência como o professor Moisés Barbosa dos Santos. Eu tenho o sonho de ser presidente da República, então tudo o que eu faço, tem por fundamentação essa grande ambição. Espero que um dia eu tenha pelo menos a oportunidade de ser um candidato.

Por que acredita que não foi eleito como vereador do município de Cruz das Almas? O que tem feito para se tornar presidente da República?
Em 2012 fui candidato a vereador no município de Cruz das Almas, no grupo político de Dr. Jean. Fui bem votado, mas acredito que não fui eleito porque não me dediquei muito, não me esforcei. Vereador é o tipo de cargo eletivo que você tem que ter ajudado as pessoas, para que elas devolvam isso em votos. Eu ajudei, mas muito discretamente. Tem na cidade pessoas que ajudaram muito mais, talvez até menos talentosa, menos preparada do que eu. Mas, infelizmente esse cargo é muitas vezes ocupado por pessoas que não tem condições nenhuma de ocupar, que ajudou para agradar a população. Tem exemplos de vereadores aqui em cruz das Almas que nunca foi à tribuna, mas mesmo assim tiveram vários mandatos e conseguiam se reeleger, porque ajudava as pessoas. Eu não queria muito ser vereador. Realmente eu não tenho mais pretensão de me tornar um político local. Não quero ser vereador e nem prefeito. O que eu quero ser mesmo e agora estou me esforçando muito, é para o cargo de Deputado Federal. Pois acho que se um dia for Deputado Federal, a distância para a Presidência é menor. Eu vou ser candidato a Deputado Federal, isso é garantido. Eu me filiei recentemente ao PSDB e tenho um grande incentivador que é o Deputado Federal Antônio Imbassahy, como também a Doutora Rilza presidente do PSDB em Cruz das Almas.
Tenho um programa na Radio Vox, que vai ao ar todos os domingos com o nome “Professor Moisés Explica”. Nesse tenho feito muitas sugestões de mudança para o Recôncavo, Bahia e Brasil. Proponho diversas idéias inovadoras e arrojadas. Estou usando o rádio como uma forma de propaganda pessoal. Quem ouve, aprova as minhas ideias e sabe que vou me candidatar, poderá assim votar em mim.
Quais são suas propostas para a potencial melhora da nossa região?
Tenho dado muitas ideias revolucionárias no meu programa de rádio, e prometi que vou continuar fazendo isso em cada programa. Em todas as minhas propostas penso muito em investir para a melhora da região do Recôncavo. Para fazer com que as pessoas quisessem vir morar aqui e os empresários quisessem investir aqui. Uma sugestão que recentemente comentei foi sobre a criação de mais universidades no Recôncavo. Tenho a proposta de que cada campus da UFRB se transformasse em uma nova universidade. Assim, cada cidade teria sua universidade Federal. Por exemplo, Cachoeira, que é um patrimônio histórico não merece um pedaço de uma universidade, merece sim uma universidade completa. Cada cidade teria uma universidade completa. Infelizmente só temos duas universidades Federais na Bahia, eu acho muito pouco para atender a demanda da nossa região. Sabendo que os pobres não conseguem entrar na universidade Federal. São poucos os que conseguem. Por isso que penso nas inovações, aumentar o numero de universidades Federais na Bahia.
Outra dica interessante que propus e que eu acho que será capaz de melhorar a sociedade como um todo, é que toda mulher desde jovem participe de cursos que a capacitem para o trabalho doméstico e o matrimônio. Seria útil que no futuro até existisse uma faculdade que desse base à mulher, para pensar sobre a casa. Um curso de administração doméstica. Porque para gerenciar uma casa é muito difícil. O governo precisa reconhecer o valor da mulher que cuida da casa, e até remunerar elas por este serviço. Uma família estruturada, normalmente tem uma mulher muito capaz por trás. Acredito que a gente deve fortalecer a base dessa grande instituição que chama família.
Outra ideia revolucionaria é que as principais cidades do recôncavo pudessem ser interligadas por metrô ou trens de superfície. Isso daria origem a uma cidade hipotética ou uma nova Salvador. No futuro poderíamos trazer para cá enormes condizentes populacionais da capital para morarem nessa nova região, por conta desse tipo de investimento. Metrô, trens de superfície, arranha céus, bairros planejados, indústrias. Obviamente é um investimento ousado, uma ideia visionária, uma coisa que lembra até a China.
Eu mandei um projeto para o ex-presidente Lula, com o tema Novo Brasil, esse projeto propõe a criação de novas cidades, nas proximidades das maiores cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerias, Salvador, Curitiba e outras. Várias pessoas das grandes cidades iriam migrar para as novas que seriam interligadas com as capitais e com o resto do país através de trens bala. E rapidamente a gente transformaria o Brasil como um modelo a nível mundial. Isso eu realmente iria pôr em prática se eu me tornasse presidente. É um sonho que eu sempre tive e queria colocar em prática.
Qual é o político ideal em sua opinião?
Os políticos infelizmente agem com muita simplicidade. É calçar rua, fazer PSF... Ninguém pensa em algo revolucionário. E por isso que a nossa cidade/região não muda. Precisamos de políticos inteligentes que pensem primeiro no povo e depois em si. O Recôncavo tem um poder extraordinário, mas depende da inteligência dos políticos, para que se transforme em uma região vista pelo mundo todo. Mas os votos vão para quem promete e cumpre coisas simples. Infelizmente é assim que pensa o eleitor brasileiro, eu não concordo. Nossa região nunca vai mudar se sempre quem ganha a eleição é um amigo, um vizinho que oferece serviços básicos em troca de votos. Eu não sou de prometer. Eu gosto de dizer que estou preparado para resolver os grandes problemas da sociedade. Se eu tiver a oportunidade de ocupar um grande cargo político, iria realmente agir com ideias arrojadas para fazer muito pela sociedade onde estou inserido.(MÍDIA RECÔNCAVO)


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...