O governo
federal vai duplicar, com recursos públicos, 682,6 km de rodovias para os
consórcios que vencerem os leilões de concessão que começam no dia 18. Assim,
em três dos nove lotes que serão oferecidos à iniciativa privada, a duplicação
não será toda bancada pelas empresas. O objetivo da
medida é baratear tarifas de pedágio. Ainda assim, os editais preveem praças
onde o usuário desembolsará até R$ 12, como é o caso de um ponto na BR-101, na
Bahia. "Estamos achando alto", diz o presidente executivo da Associação
Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luis Henrique Teixeira
Baldez. "Está caro, principalmente por aumentar os custos para o
setor produtivo e comprometer a competitividade do País", concorda o
presidente da Associação Brasileira de Transporte, Logística e Carga (ABTC),
Newton Gibson. Na reta final antes do início dos leilões de rodovias, marcado
para 18 de setembro, aumentam as pressões sobre o governo para alterações de
última hora. (ATarde)
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