Arcebispo de São Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo
Krieger, lançou, nessa quinta-feira (5/9), para a imprensa, a campanha Senhor
do Bonfim, Conte Comigo. O objetivo é arrecadar fundos para que a Arquidiocese
possa honrar com os compromissos assumidos com a compra da Rádio Alvorada, em
Cruz das Almas. Na ocasião, Krieger ressaltou a importância da rádio como um
meio de evangelização. “A rádio é um púlpito moderno que alcança as pessoas em
locais que a igreja não consegue chegar com tanta facilidade”, disse.
A campanha, sob a responsabilidade da Fundação Dom Avelar,
entidade presidida pelo arcebispo, arrecadará dois valores de doação. Quem
contribuir com R$ 8,00, recebe um broche de lapela da Imagem do Nosso Senhor do
Bonfim. Aqueles que doarem R$ 10,00 recebem um pingente com cordão ou uma fita
com broche com a mesma imagem. A campanha será lançada para a comunidade
católica da Bahia hoje, na missa das 6h15 da Igreja do Bonfim.
Padre Aderbal Galvão, diretor da Rádio Excelsior da Bahia e da
Fundação Dom Avelar, lembrou que a Rádio Alvorada é um pretexto para o sentido
mais elevado da campanha. “Não queremos apenas vender broches, nem somente
manter uma rádio, mas, acima de tudo, queremos investir na evangelização”,
disse.
Ele ressaltou ainda que a Rádio Alvorada já está no ar com uma
programação variada. “Assim como a Rádio Excelsior, que foi comprada pela
Arquidiocese há 70 anos, a programação da Alvorada não se restringe a orações e
à Palavra de Deus. Uma rádio ligada à Igreja vai mais longe; anuncia um mundo
mais justo e ensina a agir através do amor de uma maneira difusa, usando
programas de entretenimento e informação”, explicou.
Dom Giovanni Crippa, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador,
relatou que a Rádio Alvorada, desde que passou às mãos da Igreja, em abril, vem
sendo reconhecida pelos seus serviço religiosos. “Em toda região do Recôncavo,
já escuto os católicos dizerem que é ‘a nossa rádio’”. Crippa afirma que a sua
experiência com a nova rádio lhe mostrou a importância dela como instrumento de
evangelização. “Percebi a força que tem para formar e conscientizar os
católicos a terem um papel mais ativo em suas vidas de cristãos e na própria
Igreja”, disse.
Dom Murilo Krieger conta que a aquisição da Rádio Alvorada foi
quase uma imposição. “Chegou ao meu conhecimento que a rádio estava sendo
negociada. Se consumada a venda, nossa Arquidiocese deixaria passar a
oportunidade de ter a seu dispor, no Recôncavo Baiano, um poderoso instrumento
de evangelização. Sem alternativas, premido pelo tempo, mas contando com a
força da história, a fé do povo baiano e a bênção do Senhor do Bonfim, decidi
pela compra, mesmo sem dispor dos recursos necessários”, conta.
Quando fala da força da história, Krieger faz referência não só
à compra da Rádio Excelsior, há 70 anos, mas também a algumas experiências suas
em cidades por onde passou. “Quando era bispo em Ponta Grossa, fiz um trabalho
para reaver a rádio local. Em Maringá também não tínhamos rádio, mas eu deixei
uma em funcionamento. O mesmo aconteceu em Florianópolis”, conta.
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