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São Felipe BA: Foi realizada nesta quarta-feira (07) a audiência publica do PPA.

Representantes da Prefeitura Municipal de São Felipe e da sociedade civil reuniram-se nesta quarta-feira, dia 7 de agosto de 2013, no Salão Paroquial, objetivando a coleta de propostas para o Projeto de Lei do Plano Plurianual do Município de São Felipe para o Quadriênio 2014/2017. Fizeram-se presentes na audiência pública, o Prefeito Chiquinho Ferreira; o Vice-Prefeito Toinho da Riacho Doce; os Vereadores Orlando Souza Reis e José Carlos dos Santos e quase todos os Secretários Municipais. O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato de um Prefeito até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, dentre outros. O Prefeito Municipal deverá encaminhar o PPA à Câmara Municipal até o final deste mês de Agosto. Além das propostas técnicas de cada Secretaria Municipal, foram encaminhadas pela população presente, por eixos temáticos, as seguintes sugestões ao PPA 2014/2017: I – Administração, Finanças e Planejamento: Reforma e Ampliação do Paço Municipal; Construção de casa dos Conselhos; Revisão do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais; Criação da Guarda Municipal, objetivando a salvaguarda do patrimônio público existente; Construção de prédios públicos para diminuir a quantidade de imóveis locados para o funcionamento dos equipamentos públicos; Capacitação do servidor público quanto à melhoria no atendimento ao cidadão; Organização do Departamento de Tributação; Implantação de um arquivo público municipal; Implantação de Núcleo da Retran; II – Agropecuária, Meio Ambiente, Indústria e Comércio: criação de uma rede de frios para distribuição de carnes a serem consumidas; construção de um novo local para feira livre; estruturação da feira livre; geração de emprego e renda; Construção de Centro de Abastecimento; Recuperação dos afluentes de rios e matas ciliares; III – Assistência Social, Trabalho e Reparação: atendimento aos menores em situação de risco que ficam à noite nas praças públicas; construção de casa de acolhimento aos idosos; Centro de venda de materiais reciclados confeccionados pelo CRAS e Projovem; IV – Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos: reordenamento das construções urbanas, respeitando-se a legislação municipal quanto às edificações, ao escoamento de águas e limites das vias públicas; controle das autorizações para construções de loteamentos habitacionais, inclusive com reservas públicas de áreas para implementação de equipamentos públicos e áreas de lazer; pavimentação da Rua São José (nas dimensões da Creche Municipal e Escola Municipal Raimundo Ferreira); Revitalização da Barragem Municipal; Organização e regulamentação do Transito Municipal; Fiscalização de leis de trânsito quanto ao uso de capacetes; Manutenção regular das estradas vicinais; melhoria do saneamento básico e implantação de redes de esgotos; fiscalização na disposição dos dejetos de fossas sépticas; Extensão da rede iluminação pública até as proximidades da Serraria de Dego; Recuperação dos calçamentos em paralelepípedos; melhoria da iluminação pública na zona rural; Ações junto ao Governo Estadual na disponibilização de Segurança Pública na Zona Rural; fiscalização e controle no depósito de lixos e entulhos nas vias públicas, inclusive com a aplicação de multas; construção de pontes e vias de acessos aos povoados rurais da Tapera do Jaguaripe, Copioba Açu na região pós Pitinga e Botelho do Jenipapo; Construção de Aterro Sanitário; Disponibilidade do Programa Água para Todos no Povoado Rural da Laranjeiras, mediante a extensão de rede no poço artesiano já perfurado; Reforma ou retirada do Banheiro Público, nas imediações da Escola Municipal Dr. Renato Medrado; Melhor aproveitamento dos espaços públicos ociosos ou ocupados por terceiros; Efetivação na cobrança dos preços públicos dos imóveis concedidos por permissões ou concessões públicas; Ampliação do Cemitério Municipal ou construção de um outro; Reciclagem e coleta seletiva de resíduos sólidos; Retirada do Chapeleco da Praça Carlos Moura; V – Educação, Cultura, Esporte e Lazer: implementação de sala de apoio para os estudantes portadores de necessidades especiais; melhoria da acessibilidade nas escolas públicas; construção de espaços para atividades artísticas e culturais; Construção de Parque Infantil; investimento nas práticas esportivas; Destinação de espaço específico para a dança, música e teatro; implementação de escola técnica profissionalizante; ajuda de custo para os alunos que residem na zona rural e cursam instituição de nível superior em outros municípios; Construção de creches públicas; Implantação de Núcleo da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) no Município; Biblioteca Móvel; Escolinha de Futebol; Eleição para os diretores escolares; Centralização do Núcleo Escolar no Povoado do Bom Gosto e, não, no Sapezinho do Bom Gosto; Obrigatoriedade de realização de desfile cívico no Aniversário de Emancipação Política do Município; VI – Saúde: Melhoria no atendimento nas unidades públicas de saúde, especialmente no Hospital Municipal; melhoria da estrutura hospitalar; humanização do atendimento ao usuário referenciado pelo SUS; acolhimento dos usuários de drogas no CAPS; Estratégias para suprimento da falta de médicos; humanização no atendimento; disponibilização do serviço de oftalmologia e outras especialidades aos mais carentes; Disponibilizações concomitantes de médicos para ambulatório e urgência e emergência no Hospital Municipal; Construção de Maternidade; Ampliação da disponibilização do serviço de saúde bucal; Saúde Pública de Qualidade, dentro da realidade financeira do Município. Participe enviando sugestões à Prefeitura Municipal. No próximo dia 26 de Agosto, a equipe de elaboração apresentará o Projeto de Lei do PPA, para aprovação da comunidade antes do envio à Câmara Municipal.
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