Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde revelou que os idosos têm
um risco 12 vezes maior que o restante da população de morrer em decorrência da
dengue. A conclusão foi tirada de acordo com os óbitos registrados nos três
primeiros meses de 2013. No primeiro trimestre do ano, 132 pessoas morreram
em todo o país com a doença, dos quais 42% tinham 60 anos ou mais. Tendo em
vista a proporção de pessoas infectadas por faixa etária, isso significa que o
risco de morte com a doença é 12 vezes maior entre os idosos. O ministério não soube explicar precisamente por
que o risco aumenta nessa faixa etária, mas acredita que
possa haver relação com doenças crônicas que são mais comuns entre os
mais idosos, como diabetes e hipertensão. Nos três primeiros meses de 2013, o Brasil
contabilizou 714.226 casos suspeitos. O número é bem maior do que o mesmo
período nos anos anteriores. Em 2012, foram 190.294 notificações; em 2011,
344.715; e, em 2010, de 501.806. Minas Gerais foi o estado com o maior número de infecções
em 2013, com 152.230 casos notificados. Proporcionalmente, no entanto, o estado
mais afetado foi Mato Grosso do Sul, onde foram registrados 3.105 casos para
cada 100 mil habitantes. A partir de 300 casos para cada 100 mil habitantes, o
Ministério da Saúde já considera que a incidência de dengue é alta. A média
nacional do primeiro trimestre de 2013 é de 368,2 casos para cada 100 mil
habitantes. Por conta disso, o
Ministério da Saúde realizou nesta terça uma videoconferência com
representantes de secretarias de saúde dos todos os estados do Nordeste e do
Sudeste, além do Distrito Federal e do Paraná. A pasta reforçou o pedido para
que moradores e autoridades locais combatam o mosquito Aedes aegypti, que
transmite o vírus da doença. O combate pode ser feito com atos simples,
principalmente com a eliminação de pontos de acúmulo de água parada. (G1).
TV WEB JC
Inicio »
» Idosos têm risco 12 vezes maior de morrer de dengue, diz Ministério
0 comentários:
Postar um comentário
O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...