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Lojas de Salvador já reduziram os preços em até 70%


Muitas lojas se anteciparam à “Liquida Salvador” e começaram a fazer promoções. “O objetivo é queimar o estoque de verão”, disse a comerciante Glória de Oliveira. “Para conseguir atrair compradores, aumentamos a oferta de produtos e o percentual de descontos”, disse.
Um vestido de paetê que custa R$ 299,99  passou a valer R$ 99, o que representa abatimento de 67%. “Colocamos a coleção inteira de verão na promoção. Antes da “Liquida”, a loja já estava com descontos de até 50%, mas vamos aumentar ainda mais a margem de descontos”, afirmou.
A gerente  de uma das grandes lojas de artigos esportivos, Maria de Fátima Pereira, também optou por adiantar a promoção. “Vamos aumentar a quantidade de produtos. O desconto aqui varia entre 20% e 50%. O que mais vende são mesmo os tênis, mas, de dezembro para cá, cresceu a procura pelo vestuário. Faz parte da rotina do mês e as pessoas que procuram artigos esportivos têm aumentado”, afirma a gerente, que estima um faturamento de 30% a mais nesta época.


Roupas sociais masculinas, produtos habitualmente caros, podem ter redução de até 60% nos preços. Um conjunto de paletó e calça 120 fios terá preço diminuído de R$ 1.599, para R$ 699, em uma das lojas. “O pessoal compra muito em função do preço, mas a maioria das pessoas já frequenta aqui. A ideia é participar do momento e vender os produtos de ponta de estoque”, relata Francisco Pacheco, gerente de uma dessas lojas.
O economista David Fonseca alerta que para identificar uma boa oferta é preciso checar o preço original do produto, se ele não for exposto ao cliente. “Desconfie de descontos muito grandes, maiores de 50%, e pergunte o valor que aquilo custava de fato antes da liquidação”, diz, “lembrando que qualquer desconto acima de 5% já é uma vantagem”, ensina.
Cuidado com o cartão
Para o especialista, o cartão de crédito não é vilão na hora de aproveitar as promoções. É viável recorrer a ele, contanto que o consumidor se comprometa a arcar com as despesas geradas e não pague apenas o mínimo.
“O Brasil é o país que cobra juros mais caros nos cartões de crédito em toda a América do Sul. Por isso, não comprometa seu orçamento. Não gaste muito. E na hora de escolher o número de parcelas, se não incidir juros, divida o máximo que precisar”, ensina. 
David diz ainda que comprar por impulso, uma característica do brasileiro, um produto do qual não necessita certamente vai desajustar o orçamento mensal. “Você pode aproveitar a liquidação para comprar uma geladeira nova e trocar aquela velha, que gasta mais energia. Assim, você vai ter uma economia na conta de luz. A pessoa pode fazer também aquela viagem que sempre teve vontade”, comentou.
Já nos shoppings, grande parte dos lojistas espera que as promoções da “Liquida Salvador”, que ocorre nos dez primeiros dias de março, amplie o fluxo de compras no mercado varejista na capital baiana. Sete mil pontos de vendas estão inscritos na 14ª edição do evento, que é organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
De acordo com Karina Brito, gerente de marketing do Shopping Barra, o valor médio de desconto é estipulado pelos próprios empresários e  historicamente varia entre 20% e 70%. Eletroeletrônico, vestuário e calçados são os produtos mais procurados, conforme o levantamento da administração do shopping. “A estimativa é que o movimento de pessoas aumente em 9% e o de vendas em 7%, sempre comparado ao do ano antes. O objetivo padrão é mesmo queimar o estoque”, afirma a gerente.
Karina Brito relata que os horários considerados de maior incidência de compras são das 11h às 15h e das 17h às 22h.
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