TV WEB JC

Mesários devem ser convocados até o dia 22 de setembro


Quem foi convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia ou até mesmo se inscreveu no projeto Mesário Voluntário tem até o dia 22 de setembro para receber, em casa, a carta de convocação indicado o local, data e hora onde será realizado o treinamento. Existe também a opção de fazer todo o processo pela internet, acessando o site mesarios.tre-ba.gov.br e serão dispensados do treinamento presencial. Depois de se inscrever no programa Mesário Volutnário, devido à parceria que o TRE tem com sua faculdade, a estudante Jamile Assis está ansiosa para assumir o posto de dirigente de zona eleitoral, mas ainda não decidiu se fará o treinamento on line ou presencial. “Acho uma ideia interessante, é minha contribuição cidadã e eu ainda vou ganhar horas para completar a carga horária do meu curso”, diz a futura mesária.
Mesmo sendo uma obrigação eleitoral, assim como o voto, o não comparecimento na zona é considerado uma infração administrativa, podendo até gerar multa. Mas tem quem goste e ache até um privilégio ser mesário. “Desde 2002 que eu sou convocado. Quando recebi a carta achei que ia ser um porre, mas ao chegar lá fiz o meu trabalho, ganhei meu ticket e ainda tive direito a dois dias de folga no meu emprego”, explica Tadeu Paz. Não existe remuneração para quem assume a tarefa de mesário, mas há alguns benefícios, como dois dias de folga no trabalho para cada dia de serviço nas eleições e a possibilidade de desempate em concurso público, caso a regra esteja prevista no edital. Além das vantagens determinadas em lei, os alunos das faculdades conveniadas ao Mesário Voluntário poderão ter as horas de serviço nas mesas receptoras de votos computadas como atividade complementar ou extracurricular.(JornalMassa)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...