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TWB e governo divergem sobre auditoria no sistema ferryboat


Previsão de mau tempo no sistema de travessias por ferryboat entre Salvador e a Ilha de Itaparica por causa do relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), contratado pelo governo do Estado, para avaliar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. A TWB, empresa concessionária que opera o sistema, contesta recomendações do estudo, que, entre outros aspectos, condiciona o reajuste de 5,11% nas tarifas a partir do próximo dia 23 a um aporte de R$ 64 milhões até 2015, sendo que pelo menos R$ 36,7 milhões deveriam ser injetados imediatamente. O Estado encaminhou as recomendações para a avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que deverá definir as mudanças no contrato.
Embora nem o governo, poder concedente, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), nem a TWB admitam a possibilidade oficialmente, nas conversas reservadas, o fim do atual contrato de concessão é uma das possibilidades que vêm sendo analisadas. Os problemas estão na diferença entre os índices de reajuste pedido e o oferecido – 23,7% e 5,11%, respectivamente – e nos aportes de capital que a concessionária teria que fazer, de acordo com a recomendação do estudo da Fipecafi. Contratadas pela TWB, outras duas instituições, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) – a exemplo da  Fipecafi também ligadas à Universidade de São Paulo (USP) – apresentaram um cenário diferente. (Atarde)
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