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São Felipe BA: entrevista com o jovem Álvaro Lessa criador do projeto Barras de proteção para metrô e trens.


JC: O que é o projeto Barras de Proteção para Metrô e Trens Metropolitano
Álvaro:R Boa tarde ouvintes da São Felipe FM.
O projeto Barra de Proteção, foi uma ideia que começou por Daniel um dos inventores do projeto, ele passou a comentar comigo que estava pensando em criar um dispositivo, para a segurança nas estações de metrô trens e que fosse similar a um teclado, eu pensando nas informações que o Daniel falou para mim comecei a desenvolver um protótipo, que veria de ser a primeira Barra de proteção. Depois da primeira barra pronta tive que fazer uma discrição detalhada do produto para dar entrada na patente, concedido da patente falei do projeto Barras de Proteção para o meu professor de Petróleo e Gás o João Marques que se interessou em fazer parte desta ideia e também foi desenvolvida uma animação em 3D do projeto pra ser utilizada nas apresentações,    na  época em que foi feita esta animação em 3D eu estava cursando o segundo ano do ensino médio no CEMA escola publica de Conceição do Almeida e  procurando uma escola que tivesse  curso de animação em 3D encontrei aqui em São Felipe a FGV informática do Fábio Gomes onde eu fiz o meu primeiro curso de animação o AutoCAD, o AutoCAD é utilizado na elaboração de peças e   desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D).  Com curso do Auto CAD que eu fiz na FGV Informática comecei a ter um conhecimento em criar projetos em 3 dimensões e que mim ajudou bastante na incubação de   projetos para serem apresentados.
JC: Como funciona as Barras de Proteção 
Álvaro:R O Projeto Barra de Proteção para Metrô e Trens Metropolitanos contempla assegurar os usuários que utilizam o sistema de transporte nas grandes capitais, um sistema de transporte metroviário, seguro, limpo e eficiente, contribuindo para o processo de desafogar o trânsito nas grandes cidades, o sistema de transporte metroviário também em sua maioria contribui com estatística de acidentes nas plataformas do Brasil e no mundo, porém este produto inovador contempla segurança, emprego, renda e qualidade de vida.
Dispostas em linhas com funcionamento gradiente as Barras de Proteção ocupam o vão entre o trem e a plataforma no embarque e no desembarque servindo como uma barreira intransponível. São atuadas através de um sinal oriundo de um dispositivo vinculado a composição, que faz com que elas sejam elevadas ou recolhidas, permitindo o acesso ao metrô.
As Barras de Proteção terão uma altura de 1,5 metros em relação ao solo, e serão elevadas através de um sistema de deslocamento vertical, que possibilitará o recuo e a elevação do equipamento de proteção ao ser acionado, prevenindo qualquer possibilidade de acidentes no decorrer da operação do transporte.
JC: O Projeto Barra de proteção tem alguma questão ligada ao Social
Álvaro:R Sim temos, A Equipe composta se propõe ao desafio de implantar o Projeto Barras de Proteção para o Metrô e Trens Metropolitanos, comprometendo com o social, em torno de cada estação, iremos fazer uma creche para as crianças o que inclui no orçamento do projeto para cada estação com equipamentos e sala de jogos e livros educativos, mantida pela comunidade, através da escolha de lideres comunitários eleita pela própria comunidade.
JC: O projeto já foi apresentado em outros Estados
Álvaro:R O Projeto Barras de Proteção já foi apresentado em São Paulo na CPTM- Companhia Paulista de Transporte Metropolitano no ano de 2012 ao Sr. Wilson Bezerra Sanches- Diretor da Escola SENAI- Departamento de Recrutamento e Seleção e Treinamento, obtendo satisfação e aprovação do projeto e na Companhia do Metrô de São Paulo, ao Eng. Celso Liboni – Coordenador de Projetos da Divisão de Sistemas Eletromecânicas e equipe, obtendo aprovação e indicação para parcerias futuras. O projeto Barras de Proteção para Metrôs e Trens Metropolitanos recebeu menção honrosa durante a 15ª Edição Internacional - Negócios nos Trilhos, em São Paulo no dia 06 de novembro de  2012.
JC: O Projeto Barras de Proteção já tem patrocinadores ou investidores
Álvaro:R O Projeto ainda não tem patrocinador e investidores. O projeto necessita ainda de recursos para desenvolvimento de um protótipo para apresentações em seminários, feiras e congressos do segmento, bem como, cobrir despesas de transporte e hospedagem, visita aos estados e demais países que tenham o sistema de transporte metropolitano, e contratação de profissionais específicos envolvidos no processo.

JC: O meu muito obrigado pela sua participação, quais são as suas considerações finais.
Álvaro:R Agradeço a São Felipe FM Pela oportunidade de esta aqui falando de um assunto para a população referente à segurança nas estações de Metrô e Trens Metropolitanos sendo que o metrô é um dos mais importantes meios de transportes de passageiros e cargas no mundo, devido a sua agilidade, alta capacidade e baixo custo, comparado às alternativas existentes de locomoção, trata-se de algo indispensável para as grandes metrópoles, que hoje possuem gargalos crônicos nas principais ruas e avenidas. Este projeto visa proporcionar uma alternativa única e eficiente de segurança para este meio de transporte.(JC Radialista) ouça aqui no play

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