JC: O que é o projeto Barras de Proteção para Metrô e Trens
Metropolitano
Álvaro:R Boa tarde ouvintes da São Felipe FM.
O projeto Barra de Proteção, foi uma ideia
que começou por Daniel um dos inventores do projeto, ele passou a comentar
comigo que estava pensando em criar um dispositivo, para a segurança nas
estações de metrô trens e que fosse similar a um teclado, eu pensando nas
informações que o Daniel falou para mim comecei a desenvolver um protótipo, que
veria de ser a primeira Barra de proteção. Depois da primeira barra pronta tive
que fazer uma discrição detalhada do produto para dar entrada na patente, concedido
da patente falei do projeto Barras de Proteção para o meu professor de Petróleo
e Gás o João Marques que se interessou em fazer parte desta ideia e também foi
desenvolvida uma animação em 3D do projeto pra ser utilizada nas apresentações, na época
em que foi feita esta animação em 3D eu estava cursando o segundo ano do ensino
médio no CEMA escola publica de Conceição do Almeida e procurando uma escola que tivesse curso de animação em 3D
encontrei aqui em São Felipe a FGV informática do Fábio Gomes onde eu fiz o meu
primeiro curso de animação o AutoCAD, o AutoCAD é utilizado na elaboração de
peças e desenho técnico em duas dimensões (2D) e para
criação de modelos tridimensionais (3D). Com curso do Auto CAD que
eu fiz na FGV Informática comecei a ter um conhecimento em criar projetos em 3
dimensões e que mim ajudou bastante na incubação de projetos para serem apresentados.
JC: Como funciona as Barras de Proteção
Álvaro:R O Projeto Barra de Proteção para Metrô e
Trens Metropolitanos contempla assegurar os usuários que utilizam o sistema de
transporte nas grandes capitais, um sistema de transporte metroviário, seguro,
limpo e eficiente, contribuindo para o processo de desafogar o trânsito nas
grandes cidades, o sistema de transporte metroviário também em sua maioria
contribui com estatística de acidentes nas plataformas do Brasil e no mundo,
porém este produto inovador contempla segurança, emprego, renda e qualidade de
vida.
Dispostas em linhas com funcionamento
gradiente as Barras de Proteção ocupam o vão entre o trem e a plataforma no
embarque e no desembarque servindo como uma barreira intransponível. São
atuadas através de um sinal oriundo de um dispositivo vinculado a composição,
que faz com que elas sejam elevadas ou recolhidas, permitindo o acesso ao
metrô.
As Barras de Proteção terão uma altura de
1,5 metros em relação ao solo, e serão elevadas através de um sistema de
deslocamento vertical, que possibilitará o recuo e a elevação do equipamento de
proteção ao ser acionado, prevenindo qualquer possibilidade de acidentes no
decorrer da operação do transporte.
JC: O Projeto Barra de proteção tem alguma questão ligada ao
Social
Álvaro:R Sim temos, A Equipe composta se propõe ao
desafio de implantar o Projeto Barras de Proteção para o Metrô e Trens
Metropolitanos, comprometendo com o social, em torno de cada estação, iremos
fazer uma creche para as crianças o que inclui no orçamento do projeto para
cada estação com equipamentos e sala de jogos e livros educativos, mantida pela
comunidade, através da escolha de lideres comunitários eleita pela própria
comunidade.
JC: O projeto já foi apresentado em outros Estados
Álvaro:R O Projeto Barras de Proteção já foi apresentado
em São Paulo na CPTM- Companhia Paulista de Transporte Metropolitano no ano de
2012 ao Sr. Wilson Bezerra Sanches- Diretor da Escola SENAI- Departamento de
Recrutamento e Seleção e Treinamento, obtendo satisfação e aprovação do projeto
e na Companhia do Metrô de São Paulo, ao Eng. Celso Liboni – Coordenador de
Projetos da Divisão de Sistemas Eletromecânicas e equipe, obtendo aprovação e
indicação para parcerias futuras. O projeto Barras
de Proteção para Metrôs e Trens Metropolitanos recebeu menção honrosa durante a
15ª Edição Internacional - Negócios nos Trilhos, em São Paulo no
dia 06 de novembro de 2012.
JC: O Projeto Barras de Proteção já tem patrocinadores ou
investidores
Álvaro:R O Projeto ainda não tem patrocinador e
investidores. O projeto necessita ainda de recursos para desenvolvimento de um
protótipo para apresentações em seminários, feiras e congressos do segmento,
bem como, cobrir despesas de transporte e hospedagem, visita aos estados e
demais países que tenham o sistema de transporte metropolitano, e contratação
de profissionais específicos envolvidos no processo.
JC: O meu muito obrigado
pela sua participação, quais são as suas considerações finais.
Álvaro:R Agradeço a São Felipe FM Pela oportunidade
de esta aqui falando de um assunto para a população referente à segurança nas
estações de Metrô e Trens Metropolitanos sendo que o metrô é um dos mais
importantes meios de transportes de passageiros e cargas no mundo, devido a sua
agilidade, alta capacidade e baixo custo, comparado às alternativas existentes
de locomoção, trata-se de algo indispensável para as grandes metrópoles, que
hoje possuem gargalos crônicos nas principais ruas e avenidas. Este projeto
visa proporcionar uma alternativa única e eficiente de segurança para este meio
de transporte.(JC Radialista) ouça aqui no play
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