TV WEB JC

Começa a revitalização do Rio Paraguaçu em Cachoeira


Patrimônio natural e  importante cartão-postal de Cachoeira (a 110 km de Salvador), no Recôncavo baiano, o Rio Paraguaçu está sendo revitalizado em toda a extensão da orla fluvial. Iniciada há duas semanas, a operação de limpeza já  recolheu 800  toneladas de lixo e entulho das margens,  aterradas  ao longo de anos devido à  ação dos moradores. São garrafas e sacolas plásticas, carcaças de animais, calçados,   vasilhames de vidro, copos descartáveis, restos de material de construção, móveis, eletrodomésticos e brinquedos quebrados.
O volume de resíduos revela  a gravidade da situação em que se encontra o trecho do curso de água  que  banha a cidade, originada a partir do século 17 na margem esquerda do rio. "É  triste demais ver a quantidade de lixo que estava aqui", espantou-se o aposentado Antônio Silva, 68, ao observar o serviço feito por  25  homens, com a ajuda de duas máquinas e oito caçambas, que fazem em média 10 viagens por dia.
 O objetivo da missão é  devolver  ao rio margens livres de materiais nocivos ao equilíbrio natural, além do curso normal de água. "Esta é primeira grande intervenção do poder público no Paraguaçu  nas últimas décadas. Espero que não pare por aí", incentiva o escultor Carlos Fory. 
"Vamos continuar  trabalhando até deixar  as  margens do Paraguaçu em condições   para que a própria natureza  se recomponha", garante o prefeito Carlos Pereira.
Pescador, Natanael do Carmo, 39, trabalha diariamente  no local. Adepto da pesca artesanal com anzol, ele diz que não adianta limpar  se o trabalho de conscientização não for intensificado. "É preciso orientar os  comerciantes da orla  para não descartarem lixo no rio. Infelizmente, ainda jogam muita sujeira no Paraguaçu", observa. 
Projeto - Segundo o prefeito, para  revitalizar o Paraguaçu ainda é preciso executar  um projeto de dragagem do leito. Ação que necessita de  grandes investimentos e, portanto, depende de parceira  com  os governos federal e estadual. "O município sozinho não tem condições de executar  esta obra no rio, já ameaçado  de assoreamento em vários pontos", admite  Carlos Pereira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog JC Radialista: Não se responsabiliza por comentários de leitores ou terceiros que venha comentar determinado conteúdo apresentado neste espaço...